Reabilitada estrada entre a Ribeira das Lajes e o Feital

0
16
GaCS

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou hoje que a empreitada de reabilitação do troço de estrada entre a Ribeira das Lajes e o Feital assinala a reabilitação total da rede viária regional da ilha das Flores.

Ana Cunha, que falava na cerimónia de assinatura do contrato desta empreitada, que representa um investimento de cerca de 150 mil euros e tem um prazo de execução de 30 dias, salientou que, na prática, esta obra tem dois significados especiais.

O primeiro tem a ver, segundo Ana Cunha, com o facto desta empreitada “representar simbolicamente o cumprimento integral do compromisso assumido pelo Governo dos Açores da reabilitação total da rede viária regional da ilha das Flores”.

“Um compromisso que está concluído e que se traduziu, desde 2013, num investimento global de mais de 10 milhões de euros na reabilitação e beneficiação das estradas regionais desta ilha”, o que, na prática, se traduz em “mais de 80 quilómetros de estradas que estão agora com todas as condições de circulação e de segurança para servir esta ilha, mas também todos aqueles que visitam as Flores”, salientou a Secretária Regional.

A titular da pasta das Obras Públicas referiu que este “foi um esforço significativo feito nesta ilha”, à semelhança do que o Executivo está a realizar nas restantes ilhas do arquipélago, “com recurso apenas a verbas do orçamento regional, tendo em conta que os investimentos na rede viária não são comparticipados desde 2014 por fundos comunitários”.

Assim, acrescentou, está concluído “o ciclo de grandes investimentos na rede viária desta ilha”, sendo agora mantido o esforço de manutenção e beneficiação das estradas das Flores, “numa atenção diária que é assegurada, em primeira linha, por parte dos serviços de ilha com competência nas obras públicas, mas também avançando com os investimentos necessários para garantir que o tempo de vida útil das infraestruturas rodoviárias possa ser prolongado o máximo possível”.

Com a formalização desta empreitada, à semelhança do que tem sido concretizado por toda a Região, “asseguram-se todas as condições para uma rede viária regional segura para quem a utiliza diariamente”, sublinhou Ana Cunha.

“Num esforço inteiramente regional, posso anunciar que terminaremos esta legislatura com um investimento total de cerca de 15 milhões de euros em estradas regionais de todas as ilhas”, adiantou.

O segundo significado desta obra está relacionado com um objetivo político central da ação do Executivo, que é “a coesão territorial que este tipo de investimento concretiza na prática, e que tem um efeito direto e objetivo na vida dos Açorianos, neste caso ao nível da segurança rodoviária assegurada aos Florentinos”, afirmou Ana Cunha, lembrando que, “neste mandato, a ilha das Flores vai receber investimentos públicos num montante superior a 22 milhões de euros, dos quais 9,2 milhões de euros já concluídos e 12,5 milhões ainda em execução”.

“A concretização desta coesão social e territorial é uma das prioridades cimeiras da nossa atuação, porque estes investimentos resultam de uma opção política clara de quem vê qualquer uma das nossas ilhas como uma parcela que contribui ativamente para o todo que somos, como Região e como Povo”, frisou a Secretária Regional.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO