Legislativas Regionais – Berta Cabral quer criar mecanismos de apoio à produção biológica

0
15

Caso ganhe as próximas eleições legislativas na Região, Berta Cabral compromete-se em criar condições que levem à expansão da produção agrícola biológica nos Açores. A candidata laranja às eleições de Outubro próximo falava aos jornalistas esta manhã, à margem de uma visita efectuada à exploração de agricultura biológica “BioSabores da Horta”, na freguesia de Castelo Branco, no Faial.

Para Berta Cabral, a agricultura biológica “é uma forma de projectarmos os Açores e podermos ter uma imagem de marca ambiental de qualidade”. A candidata do PSD entende que há potencial de crescimento nesta área, e aponta alguns dos caminhos a seguir nesse sentido. Entre outras coisas, Cabral defende a criação de “uma parceria muito estreita entre a Universidade dos Açores e os produtores biológicos, para potenciarmos o know-how que temos, transformarmos o saber no saber fazer e pormos isso ao serviço do desenvolvimento dos Açores”. 

Destacando as condições ímpares da Região em termos ambientais, climatéricos e morfológicos para a agricultura biológica, Berta Cabral entende que é necessário que se criem “apoios direccionados” para a área, recorrendo, por exemplo, aos fundos comunitários. A candidata defende também a criação de uma rede para troca de experiências, formação e comercialização na área da agricultura biológica, considerando que esta pode ser uma área bastante rentável para os produtores que nela decidam apostar. Berta Cabral salienta a importância que a agricultura biológica pode ter enquanto oportunidade de negócio para os mais jovens, mais sensibilidades para a importância da preservação do ambiente.

A líder laranja na Região entende também que a produção biológica deve estar associada ao sector do turismo, área em que “são os próprios consumidores que vêm cá ao nosso mercado, o que faz com que não haja custos de transporte para a comercialização”. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO