Recordando “As festas do Espírito Santo em Pedro Miguel”

0
23

Nascemos e criámo-nos na cidade ridente e cosmopolita da Horta e ali vivemos quase três décadas.

Nela estudámos e concluímos o curso do Magistério Primário, ainda antes da idade de 2assentar praça”, COMO SE DIZIA, AO TEMPO.

Por felicidades, desde logo tivemos a ventura de ser colocado na docência, na Escola Primária da Ramada, situada mesmo no “coração” da “então” progressiva freguesia de Pedro Miguel.

Por essa altura, vivia e paroquiava, na freguesia um jovem sacerdote, de nome Padre Genuíno Madruga, possuidor duma excepcional capacidade sensitiva e compreensiva e que concentrava toda a sua actividade promocional na elevação sócio-cultural religiosa da juventude local, graças a esse Padre singular desde o início da nossa actividade lectiva, passámos a habitar o “Passal” e ali permanecemos enquanto ali exercemos.

Foi uma bênção ter tido a oportunidade da sua esclarecida e racional compreensão, ao longo de três anos lectivos.

Fomos ainda “bafejado” pela convivência e ajuda duma colega de excepção de nome Natália Ramos, que, indelevelmente nos marcou, graças à sua generosa capacidade de aconselhamentos exactamente no primeiro ano de actividade lectiva, tomei contacto e conhecimento com as festividades ancestrais em louvor do Divino Espírito Santo, as quais nos eram totalmente desconhecidas, até aquele momento.

E foi a partir de então, que tivemos o grato prazer de ver e participar nas novenas, nos arranjos do Império e da Copeira e, mesmo, na feitura das “sopas”, muito afamadas e destinadas preferencialmente aos irmãos.

Pela primeira vez, pudemos assistir a todo um ritual cerimonioso, que decorria entre a Copeira e o Império, materializado num vai e vem de irmãos, portadores das “dávidas” a ofertas, no repasto festivo, acompanhado de cânticos tradicionais, entoados pelos denominados “foliões”.

É, certamente, com profunda saudade, que recordamos esses tempos promissores da nossa juventude e, tantos anos passados, entendemos ser oportuno recorda toda essa gente participante nas festividades e nomeadamente as pessoas amigas do Rev. do Padre Genuíno e da Professora a Natália Ramos.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!