Resta uma semana para fim das candidaturas à escola de verão Summer CEmp 2022 nos Açores

0
26
blank

Representação da Comissão Europeia em Portugal

As candidaturas para a quinta edição do Summer CEmp, a escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, fecham na próxima quinta-feira, 31 de março. A edição deste ano terá lugar de 27 a 30 de agosto na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, nos Açores, com o apoio do Governo dos Açores e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Podem candidatar-se estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2021/2022, com idade até 30 anos, de qualquer área de formação e de qualquer grau de ensino superior. A participação é gratuita. Para se candidatarem, devem preencher o formulário de candidatura que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. As candidaturas estão abertas até às 23h59 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2022 e devem cumprir o regulamento para serem consideradas válidas. De todas as candidaturas válidas, será selecionado para participar um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar no futuro do projeto europeu, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo. Podem aceder a testemunhos e partilhas de participantes e oradores das edições passadas pelo #SummerCEmp e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – TwitterFacebook e Instagram. Qualquer questão pode ser enviada para [email protected]eu e mais informações estão disponíveis na página dedicada.

O Summer CEmp decorre em localidades históricas de Portugal, cada edição numa diferente, colocando no centro do debate a história, as oportunidades e os desafios concretos dessas comunidades no contexto europeu. No ano em que se celebra o Ano Europeu da Juventude e os 35 anos do programa Erasmus, o Summer CEmp vai para o concelho mais jovem de Portugal, a Ribeira Grande, numa região ultraperiférica, após quatro edições a percorrer o interior do país: Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019) e Alcoutim (2021).

A edição deste ano vai incluir a análise dos resultados da Conferência sobre o Futuro da Europaparte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da necessidade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar a geração jovem em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia. O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior tem a oportunidade de refletir sobre as prioridades e políticas europeias, em interação com exemplos concretos da localidade anfitriã, de debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local), de forma aberta e concreta, sobre o futuro do projeto europeu e de aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia em temas muito diversos.

O formato desta edição acompanhará a evolução da situação epidemiológica, tendo o programa, logística e o número de pessoas envolvidas sido adequados, e cumprirá as regras em vigor no momento e no local, em articulação com as autoridades de saúde e de proteção civil.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal disponibiliza apoio logístico aos jornalistas e órgãos de comunicação social que queiram acompanhar o programa presencialmente. Este ano, o número de vagas ainda terá de ser limitado devido ao contexto de pandemia e o acesso ao local implicará o cumprimento das regras em vigor e do respetivo plano de contingência. Para demonstração de interesse e qualquer outra questão sobre cobertura da iniciativa, contactar a assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal: Daniel Rosário – [email protected], 936 540 378 e Rita Fortunato Baptista – [email protected]europa.eu, 966 822 590.

Summer CEmp 2022

Quando? A 5ª edição do Summer CEmp acontece de 27 a 30 de agosto de 2022.

Onde? Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores. Num cenário inspirador, o debate sobre a União Europeia faz-se em articulação com o património cultural e natural da localidade que o acolhe.

O quê? Quatro dias de programa intensivo composto por conversas diretas com oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas, artistas, entre outros – e uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã.

Para quem? Estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2021/2022, com idade até 30 anos completados até 31 de dezembro de 2022. A formação na área das relações internacionais, ciência política, assuntos europeus, comunicação e jornalismo é incentivada, mas podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. Será selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar no futuro do projeto europeu. A participação é gratuita.

Como participar? O primeiro passo é o preenchimento do formulário de candidatura que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. As candidaturas estão abertas até às 23h59 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2022 (este prazo pode ser antecipado, quando recebidas 90 candidaturas) e devem cumprir o regulamento para serem consideradas válidas. De todas as candidaturas válidas, serão selecionadas 30 para participar tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo. O número pode variar consoante a evolução epidemiológica.

Em que idioma? O programa decorre maioritariamente em português, sendo indispensável o domínio deste idioma. Algumas sessões podem decorrer noutros idiomas, nomeadamente inglês e espanhol, sem interpretação.

 

Mais informação: