RETE reúne na Horta para potenciar relação entre os portos e as cidades

0
19

 

Decorreu segunda-feira na cidade da Horta uma reunião da Associação Internacional para a Colaboração entre Portos e Cidades (RETE).

No final da reunião, em declarações à Comunicação Social, Nuno Domingues, Director Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos salientou que “as cidades vivem com os portos como pólo de desenvolvimento e empregador” destacando que “essa importância reveste-se de toda a simbiose que existe entre os portos e a comunidade”.

Nuno Domingues considerou esta reunião de “deveras importante por estarmos a conversar e adquirir experiências de cidades e regiões semelhantes e similares que, como nos Açores, os portos estão dentro das cidades”.

O Governo dos Açores vai “dialogar com as outras regiões que tem problemas comuns e semelhantes” para que sejam apresentadas “experiências de os resolver de forma semelhante”.    

Ainda no âmbito destareunião foi feito um ponto de situação do projecto «RETE – Nó Avançado das Ilhas Atlânticas» e procedeu-se à análise de diversos protocolos a estabelecer entre a associação e entidades do foro científico e autárquico municipal dos arquipélagos insulares europeus.

O projecto em causa envolve, de acordo com nota de imprensa enviada às redacções, administrações portuárias dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

Os nós avançados são centros operativos, promovidos e impulsionados por um ou mais sócios da RETE, promovendo uma interligação aos promotores e entidades que contribuam de alguma forma para a gestão das cidades portuárias, em que os participantes e seus subscritores promoverão actividades de formação, estudos, publicações, por iniciativa da associação ou do próprio nó, sempre sob a supervisão daquela.

A estrutura organizativa desta associação inspira-se num modelo em rede, ou seja o funcionamento desenvolve-se através de um conjunto de nós inter-ligados, formados a partir dos seus diferentes associados.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!