‘Roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul” a partir de terça-feira em quatro ilhas dos Açores

0
34
blank

O ’roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul” inicia amanhã, na Vila do Porto, um roteiro pelas ilhas de Santa Maria, Graciosa, Flores e São Jorge, que permitirá apresentar este programa de literacia azul aos professores do 1.º ciclo destas ilhas.

Focado no oceano, o programa está nos Açores com a ambição de transformar as próximas gerações em cidadãos mais comprometidos com a sustentabilidade e a conservação do oceano.

O programa inclui temas como a ecologia e funcionamento global dos ecossistemas marinhos, os serviços que estes fornecem, a urgência da sua conservação, ou a importância do oceano para a história, cultura e economia nacional e açoriana, e inclui uma grande diversidade de atividades lúdico-práticas para fazer em sala de aula.

Os professores são os mobilizadores desta mudança, podendo influenciar as crianças a conhecerem e valorizarem a importância do mar para um futuro sustentável do planeta. Para isso, o programa capacita os professores com conhecimentos e com ferramentas educativas, abordando de forma muito flexível os temas do oceano de forma holística e integrada no currículo do 1.º ciclo, na educação para a cidadania e na flexibilidade curricular.

“Oceano, educar para uma Geração Azul”, promovido pela Fundação Oceano Azul, insere-se no âmbito do Programa Blue Azores e é implementado com o apoio da Secretaria Regional da Educação.

Nos Açores, o programa já permitiu formar cerca de 370 professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, em mais de 95 escolas distribuídas por oito ilhas, alcançando assim mais de 4.000 alunos. A nível nacional, a Geração Azul conta já com mais de 1.000 professores que inspiram mais de 17.000 alunos para os temas do oceano.

Os recursos, desenvolvidos pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, com a validação da Direção Geral de Educação e do Governo Regional dos Açores, foram criados a partir de questões colocadas aos alunos sobre o que gostariam de saber sobre o oceano, permitindo uma abordagem direta à sua relação com o oceano – e com o mar dos Açores em particular. Os professores da Geração Azul recebem formação, manuais e outros recursos complementares, enviados para as escolas e disponibilizados numa plataforma digital.

Com foco no oceano, são abordados temas como a ecologia e o funcionamento global dos ecossistemas marinhos, os serviços que nos fornecem, os problemas que os afetam, soluções para a sua conservação (como a criação de Áreas Marinhas Protegidas como as que se pretendem promover através do Programa Blue Azores), ou a sua importância para a história, cultura e economia do país e dos Açores.