Rua Nova cheirou a amêndoas e café durante 43 anos

0
437
blank
fábrica de amendoas DR TI

Da torrefação de café aos confeitos, doces, marmeladas, licores e às famosas amêndoas de quatro cores, a Fábrica de Teófilo Ferreira Garcia operou de 1965 a 2008 na Rua Nova, da freguesia das Angústias, ajudando a trazer à Horta o cheiro a Páscoa. Estes produtos nasciam das mãos de Manuel Francisco Dutra, responsável pelo fabrico durante 43 anos de atividade. Natural da Feteira e hoje com 80 anos, lembrou esse tempo e contou ao Tribuna das Ilhas o passado que é
simultaneamente o seu e o da fábrica de amêndoas onde trabalhava.

“25 quilos de miolo davam 250 quilos de amêndoas”

Os miolos das amêndoas vinham do continente e eram torrados na mesma máquina que torrava o café, conta Manuel. Depois, em bacias giratórias, era adicionado o açúcar em líquido para molhar o miolo. Deixava-se secar e posteriormente tornava-se a colocar açúcar até as amêndoas ficarem a metade. Novamente, ficavam a secar, e no dia seguinte eram divididas em quatro cores.

Era assim que 25 quilos de miolo criavam 250 quilos de amêndoas, que eram exportadas para as ilhas do Triângulo, Graciosa, Flores e Corvo. Em média, a fábrica produzia 6 ou 7 toneladas de amêndoas anualmente, mas Manuel tem em boa memória o ano em que atingiram as 10 toneladas, “fora os confeitos, que também fazíamos várias toneladas e vendia-se muito pelo Espírito Santo.”

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

blank
O logotipo inicial da empresa Teófilo Ferreira Garcia
blank
O invólucro dos Confeitos da fábrica de Teófilo Ferreira Garcia

 

 

Teófilo Ferreira Garcia, comerciante e industrial

blank
DR

Teófilo Ferreira Garcia nasceu na Praia do Almoxarife a 5 de março de 1917.
Iniciou a sua atividade profissional, como comerciante, a 23/12/1935 na Rua Vasco da Gama nº 20, freguesia das Angústias, dando assim início a uma empresa com o seu nome, que se viria a tornar uma das maiores que existiu no Faial, com várias e diversificadas áreas de negócio e que tinha um impacto significativo na economia e no emprego da ilha. Faleceu a 5 de maio de 2001, aos 84 anos de idade.