“Rumo a uma solução para o Lixo Marinho nos Açores” a 19 e 20 de junho na Horta

0
6

A ilha do Faial recebe a 19 e 20 de junho um conjunto de iniciativas de caráter ambiental com a campanha “Rumo a uma solução para o Lixo Marinho nos Açores”. A organização tripartida é do Observatório do Mar dos Açores (OMA), o Instituto do Mar (IMAR) e da direção regional dos Assuntos do Mar, em parceria com a Associação de Produtores de Espécie Demersais dos Açores (APEDA) e da Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).

A Fábrica da Baleia vai ser a casa do fórum técnico e científico a 19 de maio, onde cientistas, especialistas internacionais, políticos, ONG’s do Faial e externas à ilha vão analisar e debater “sobre as necessidades científicas e políticas dos Açores para o combate à problemática do Lixo Marinho”, segundo comunicado do OMA.

Vão também ser lançados dois concursos de promoção à recolha de Lixo Marinho e Boas Práticas Ambientais a bordo de embarcações, sendo o público-alvo destes a frota de pesca comercial dos Açores.

No dia 20, e para a generalidade da população, haverá uma limpeza de Orla Costeira no porto da freguesia da Feteira, estando ainda programadas atividades de sensibilização ambiental em parcerias com a APLM e a APEDA.

“Embora geograficamente isolados dos grandes centros populacionais, os Açores não estão imunes a este problema ambiental emergente. Os poucos estudos e as limpezas costeiras realizadas na região dos Açores sugerem uma considerável quantidade de lixo presente nas zonas costeiras e no fundo do mar”, lê-se no comunicado remetido à nossa redação.

Estes eventos são resultado de um donativo feito à União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, destinado a aplicar no arquipélago e na investigação desta temática.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO