Sabia Que As Garrafas e os Baldes de Plástico Também Dão Música?

0
26

Mais uma vez unidas pelo meio ambiente, as três câmaras municipais da ilha do Pico desenvolveram um projeto que é música para os nossos ouvidos. Visando incentivar os mais jovens à reutilização de materiais, as edilidades trouxeram até às escolas concelhias o grupo Batukes and Drummers que produz instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados, ensinando a miúdos e graúdos que reciclar rocks. Milhares de crianças de toda a ilha do Pico assistiram, ao longo da passada semana, a um concerto muito peculiar. O grupo Batukes and Drummers visitou as três escolas de ensino básico e secundário da ilha, dando workshops e concertos com instrumentos nunca vistos pela criançada, construídos a partir da reciclagem de diversos materiais.
As garrafas deram origem a xilofones, os baldes de plástico transformaram-se em baterias e as caricas viraram pandeiretas, ensinando aos alunos a importância da cidadania ambiental através da música sustentável, aliando estrategicamente um dos maiores hobbies dos mais jovens, a música, à educação pró-ambiente.
Por cá, no mais jovem concelho da Ilha, participaram no workshop diversas turmas do primeiro e do terceiro ciclo da Escola Cardeal Costa Nunes, e toda a comunidade escolar assistiu ao concerto, que se realizou à hora de almoço, na sala da convívio, numa entusiasta celebração da eco-música.
Ciente da importância de consciencializar este público e as gerações futuras para a imperatividade de uma mudança de hábitos crucial para a salvaguarda do meio ambiente e equilíbrio dos ecossistemas naturais, a Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP) irá ainda, ao longo deste mês, dinamizar diversas atividades com as escolas, incutindo o sentido de responsabilidade partilhada na construção de um mundo melhor.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO