CÂMARA DE LAGOA REALIZA AÇÃO DE LIMPEZA NOS POÇOS DA ATALHADA

0
5

A Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL (Centro de Formação e Educação Ambiental de Lagoa), promoveu, esta manhã, uma ação de limpeza na zona dos Poços da Atalhada, no âmbito da ação de sensibilização intitulada “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar, sem Lixo”. Esta iniciativa sensibiliza a população para uma maior educação ambiental e está prevista no âmbito do programa Bandeira Azul 2019. A presidente da edilidade, Cristina Calisto, esteve presente na atividade, dando o exemplo na recolha dos resíduos.
Estiveram presentes, nesta ação de limpeza, cerca de meia centena de pessoas, entre alunos e professores da Escola Secundária de Lagoa e Escola Básica Integrada de Água de Pau. As turmas presentes estão integradas no programa Eco-Escolas.
A ação de limpeza teve como objetivo identificar os resíduos mais abundantes e comumente encontrados nas zonas balneares e meio marinho, alertando para a problemática do lixo marinho e dos problemas ambientais que dele advêm. Para além disso, a Câmara Municipal de Lagoa pretende, ainda, despertar consciências para a ligação existente entre os ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos que se fazem a partir das próprias casas e que fazem parte de uma cidadania ativa.
Nesta edição dos “Suspeitos do Costume”, foram recolhidos cerca de 115 Kg de resíduos, os quais foram posteriormente triados, contabilizados e identificados pela equipa do CEFAL. O Top 10 de resíduos de 2019 foram, assim, em primeiro lugar, os fragmentos de plásticos, seguidos de tampas de plástico, sacos de plástico, fragmentos de vidro, cordas, madeiras, embalagens múltiplas, garrafas de plástico, calçado e esponjas.
O tema do programa Bandeira Azul deste ano, “Do Rio ao Mar sem Lixo”, vem no seguimento das estatísticas das Nações Unidas, que referem que cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO