Sailazores compensa Pegada Ecológica

0
57

No passado dia 17 de abril, realizou-se, na paisagem Protegida do Monte da Guia, a segunda ação de compensação da pegada ecológica promovida pela empresa Sailazores Yacht Charter de aluguer de veleiros, que teve como objetivo compensar de alguma forma o combustível e resíduos orgânicos gerados pela utilização dos veleiros em 2013, procedendo à plantação de 38 árvores endémicas, nomeadamente Urze e Faia.

Esta é a 2ª iniciativa feita neste âmbito, a primeira foi feita em São Jorge, a12 de Agosto de 2013. Esta foi a primeira acção de compensação da pegada ecológica gerada pela utilização dos seus veleiros em 2012 – essencialmente combustível e resíduos orgânicos.

Assim, a empresa procedeu à plantação de 19 árvores endémicas, nomeadamente Azevinho, Pau Branco, Folhado, Cedro do Mato e Sanguinho, na Reserva Florestal de Recreio das Macelas, em São Jorge. A acção decorreu em parceria com os Serviços Florestais de São Jorge, que procederam à selecção das espécies, tendo nela participado elementos das duas entidades.

Em declarações à imprensa, Nicolau Faria, sublinhou “a nossa ideia, é uma vez que os nossos clientes percorrem todas as ilhas dos Açores, dar continuidade a este projeto e todos os anos fazer a compensação da pegada ecológica numa ilha diferente. Juntamente com os nossos parceiros, os Parques Naturais dos Açores, queremos dar continuidade a este projeto”, frisou.

Importa salientar que esta empresa também está a desenvolver o projeto FUNDEAR uma iniciativa para instalar as primeiras 10 bóias dispersas ao longo das 5 ilhas do Grupo Central, para o uso exclusivo dos nossos clientes.

A instalação ocorrerá nos próximos 3 anos, com as primeiras 4 a estarem já disponíveis para a temporada de 2014. As localizações finais e definitivas ainda estão em fase de discussão com todas as autoridades competentes envolvidas, tornando-se públicas e publicadas logo que as mesmas estejam assumidas por todos.  

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!