“São eventos como este que permitem potenciar de forma sustentável aquilo que os Açores têm de melhor enquanto destino turístico de natureza”

0
28
blank

Arranca esta noite, no porto do Salão, o Ultra Blue Island. A mítica prova de trail com a chancela Azores Trail Run®, que o Faial acolhe desde 2014, ganha nesta edição uma identidade própria, que visa celebrar o potencial do Faial para a prática do trail e o seu papel no lançamento desta modalidade como produto turístico de excelência nos Açores. Com cerca de 800 inscritos, vindos de 40 países, promete ser o regresso aguardado da genuína festa do trail aos trilhos faialenses. Nesta edição, falámos com o coordenador da marca Azores Trail Run®, Mário Leal, sobre o caminho percorrido, os desafios recentes e as expectativas para este evento.

Tribuna das Ilhas – Como surgiu a ideia de criar este evento?
Mário Leal – No início de 2012, com a comemoração dos 40 anos da reserva natural da Caldeira e da Montanha do Pico, o Parque Natural do Faial organizou uma corrida no Trilho dos 10 Vulcões, já com a designação de trail. Em 2013 voltou a organizar o evento, e a partir daí começa-se a ver também mais pessoas a usar os trilhos, nomeadamente para correr.
Em 2014, começou a pensar-se em fazer algo com uma dimensão maior para atrair corredores do exterior. Para começar, pensámos organizar algo quase como uma aventura, convidando alguns amigos ligados ao mundo da corrida no sentido de aferir a qualidade dos nossos trilhos para um evento, e, ao mesmo tempo, registámos a marca Azores Trail Run®, e apresentamos uma candidatura de apoio ao Governo Regional. Avançámos, com humildade e expectativas q.b: chegar aos Açores, e especialmente à ilha do Faial, não era barato, e estávamos a apresentar um evento desconhecido.
Começámos com duas provas: o Trilho dos 10 Vulcões (22km) e o Faial Costa a Costa (48km). Apesar de, através das redes sociais e de muitos contactos pessoais, termos sido incansáveis na divulgação do evento, não deixamos de ficar surpresos, ao conseguirmos cerca de 200 participantes de 14 nacionalidades. Foi um sucesso enorme. A partir daí fomos melhorando, aumentando a oferta de distâncias, levando a marca a outras ilhas e ganhando um destaque internacional ao nível do trail running, destacando-se as nossas colaborações com a Salomon.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura