Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

0
38
DR
DR

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através dos Serviços Externos da Direção Regional da Cultura, associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), que se assinalou no domingo passado, dia 18.

A celebração da efeméride, que este ano tem como tema “Passados Complexos, Futuros Diversos”, incluirá a realização de várias atividades em diversos museus da Região, desta sexta-feira, dia 17, até ao próximo dia 22.

A esta iniciativa associam-se o Museu da Graciosa, o Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, o Museu de Angra do Heroísmo, o Museu da Horta, o Museu do Pico, o Ecomuseu do Corvo, o Museu de Santa Maria e o Museu Francisco de Lacerda, em São Jorge.

Criado em 18 de abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) – e aprovado pela UNESCO no ano seguinte -, o DIMS visa sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

De acordo com a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, o último ano foi “marcado pela eclosão de uma pandemia à escala global, que abalou todas as estruturas da sociedade e pôs a nu muitas das fragilidades e desigualdades do mundo em que vivemos”.

“É urgente refletirmos sobre o passado e projetarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo”, apela aquele organismo governamental.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO