Sem Semana do Mar, verbas canalizadas para empresas, rede viária e Cultura

0
24
DR
DR

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal da Horta toma a decisão de não promover a realização de 10 dias de festejos, no mar e em terra, associados à Semana do Mar, devido ao risco elevado de transmissão da infeção pela Covid-19.

A decisão foi tomada depois de ouvidas as entidades ligadas à organização do evento, no passado dia 18 de março, e comunicada pelo Presidente da Câmara Municipal após um encontro entre os Municípios do Triângulo, que alinharam pelo mesmo diapasão, no que concerne à não realização, em 2021, de grandes eventos de Verão.

À margem desse encontro, José Leonardo Silva anunciou que, em termos de investimento financeiro, as verbas previstas no Orçamento da Câmara Municipal para a Semana do Mar serão agora canalizadas para reforço do Fundo de Dinamização Empresarial, criado no início da pandemia para apoio às empresas, para a o Fundo de Recuperação da Rede Viária Municipal, para permitir reforçar os investimentos em curso na requalificação da rede viária do concelho, e para a Cultura.

José Leonardo Silva justificou a decisão de não realizar a Semana do Mar com a indefinição que existe, no momento, no que concerne ao evoluir da pandemia, bem como aos atrasos verificados na implementação do plano de vacinação, que torna a situação pandémica ainda instável para garantir a segurança da realização de um evento com as características da Semana do Mar.

“Só faz sentido realizar a Semana do Mar se ela for de facto aquilo que os faialenses e todos os que nos procuram nesta altura reconhecem como um grande evento náutico, desportivo e cultural, que tem um figurino muito próprio há 45 anos e um estatuto a defender”, realçou o autarca faialense.

Todavia, o autarca realçou que é importante não deixar adormecer a cultura, mesmo em período de pandemia, explicando que a autarquia já está a trabalhar numa programação cultural, adaptada à realidade pandémica, que preencha o calendário de Verão.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO