Semana do Mar – Autarquia aposta na prevenção das dependências

0
8

 Ao longo da Semana do Mar, a Câmara Municipal da Horta vai desenvolver várias iniciativas no âmbito do Plano Municipal da Prevenção das Dependências. O projecto foi apresentado na noite de ontem, pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Horta. De acordo com José Leonardo, a ideia é deixar a mensagem de que a festa é sinónimo de divertimento, mas há que evitar excessos, de modo a que todos possam dela usufruir em segurança.

Para pôr de pé este projecto, a autarquia faialense conta com vários parceiros, com destaque para a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), a Polícia de Segurança Pública da Horta e a Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependência.

A primeira iniciativa decorreu ontem, no Largo do Infante, e repete-se hoje, com a PSP da Horta a realizar testes de alcoolemia a todos os condutores que desejassem verificar a taxa antes de pensar em beber mais um copo.

Além disto, a Câmara Municipal da Horta promove antes dos espectáculos no palco principal a exibição de um filme a alertar os jovens para o perigo dos comportamentos de risco. Na sexta-feira será desenvolvida uma acção de sensibilização, em parceria com a APADIF, no âmbito da qual serão distribuídas águas e folhetos.

Este ano, a autarquia solicitou também aos restaurantes e às tasquinhas que não comercializassem bebidas alcoólicas a preços inferiores ao das águas. De acordo com José Leonardo, se isso acontecer, as tasquinhas ou restaurantes em causa terão uma penalização, que não foi ainda, no entanto, definida pela Câmara Municipal. O vice-presidente está optimista em que esta regra seja cumprida, e diz ter encontrado junto dos responsáveis por aqueles espaços sensibilidade para esta questão. Desta forma, pretende evitar-se situações que no ano passado aconteceram, com alguns espaços a comercializarem cerveja mais barata que água.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO