Senhor Santo Cristo – Câmara da Horta cumpre mais uma vez voto secular

0
9

 Na tarde da passada quarta-feira, dia 1 de Fevereiro, a autarquia faialense cumpriu mais uma vez o tradicional voto em honra do Senhor Santo Cristo, que reuniu muitas pessoas na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife, onde decorreu a missa, presidida pelo padre Luís Dutra, seguida de procissão e Te Deum de Acção de Graças.

Esta festa religiosa remonta ao ano de 1718, quando uma erupção vulcânica na vizinha ilha do Pico, que destruiu as zonas das Bandeiras e de Santa Luzia, originou correntes de lava que avançaram pelo mar em direcção ao Faial. Na altura, a população da ilha fez-se valer da fé no Senhor Santo Cristo, e saiu à rua em procissão com uma imagem a pedir protecção.

A ilha foi poupada da calamidade e os faialenses deram graças ao Senhor Santo Cristo, com as autoridades a fazerem o voto de, anualmente, honrar a graça concedida nas horas de aflição.

Hoje, quase 300 anos depois, os faialenses continuam a depositar grande devoção no Senhor Santo Cristo, e todos os anos acorrem à solenidade da missa e da procissão, neste voto que, anualmente, continua a ser cumprido pelo município da Horta.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO