Sessão Plenária de Julho – “Açores reúnem condições ideais para a mobilidade elétrica”, assegura André Rodrigues

0
9
DR

“A aposta na mobilidade elétrica é, para o Partido Socialista, uma opção prioritária para reduzir a dependência energética da Região Autónoma dos Açores, para contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, para apostar na produção do consumo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, para promover a eficiência energética e apoiar a mobilidade sustentável, eletrificando o sistema de transportes”, afirmou André Rodrigues.

O deputado falava esta sexta-feira, em debate na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, sobre a iniciativa do Governo Regional que define a estratégia para a implementação da mobilidade elétrica nos Açores.

André Rodrigues salientou também a importância de sensibilizar a sociedade civil no sentido de explicar que os Açores têm as “condições ideais” para a aplicação da mobilidade elétrica, isto porque “têm percursos viários diários pequenos, o que faz com que os veículos elétricos sejam ideais para a sua utilização, permitindo o carregamento noturno nas suas habitações”.

Outro dos objetivos do Governo dos Açores e do Partido Socialista é o de “reduzir a fatura energética das famílias e das empresas e aumentar a competitividade da economia da Região”, adiantou André Rodrigues explicando que “é por isso que, após termos delineado a estratégia ao longo dos últimos anos, ela é agora concretizada em Decreto Legislativo Regional, pelo que irá permitir aprovar, brevemente, o Plano de Mobilidade Elétrica dos Açores e permitir a criação de incentivos financeiros e não financeiros que levem à concretização dos objetivos do Governo dos Açores”.

O parlamentar adiantou ainda que é “neste sentido que o diploma aqui em discussão, implementa a rede de carregamentos de acesso público, em todas as ilhas e em todos os concelhos, de forma a garantir segurança a quem aposta nos veículos elétricos”.

“O Governo dos Açores cumpre com mais um compromisso eleitoral que assumiu para com os Açorianos. Estamos a cumprir para com os Açorianos e estamos a garantir às gerações futuras um desenvolvimento mais sustentável para a Região Autónoma dos Açores”, concluiu André Rodrigues.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO