Sessões de Esclarecimentos – SDEA assume-se como ‘parceiro estratégico’ das empresas açorianas

0
9
TI

A Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), promoveu no Faial, uma sessão de esclarecimento destinada a todas as empresas açorianas, especialmente as que exportam bens e serviços.
Sobre o tema “melhores soluções logísticas para as empresas açorianas” esta ação pretendeu desafiar as empresas locais a aproveitarem os recursos existentes na Região no que às exportações diz respeito.

“A SDEA assume-se como um parceiro estratégico das empresas açorianas, visando o aumento da competitividade empresarial”, afirmou Vítor Fraga, numa sessão de esclarecimento promovida por esta sociedade, que decorreu na passada semana, na Horta, com vista a apresentar as soluções logísticas existentes na Região, ao nível das exportações.
“Esta sessão de esclarecimento visa essencialmente apresentar soluções logísticas, que possam acrescentar valor ao negócio das empresas locais, que respondam aos desafios atuais do mercado, nomeadamente ao nível da celeridade na entrega dos produtos, e na resposta imediata àquilo que são as solicitações dos clientes”, afirmou ao Tribuna das Ilhas o presidente da SDEA.
Segundo Vítor Fraga uma das “missões” da SDEA passa por fomentar a base das exportações de forma a “cimentar a internacionalização das empresas e as exportações das mesmas”, disse.
Neste sentido o presidente avançou que “lançamos este desafio aos operadores logísticos na perspetiva de apresentarem as soluções para um conjunto de mercados que nós identificamos como sendo de elevado potencial para as nossas ilhas”, tais como o mercado nacional, espanhol, francês, o de Cabo Verde, América e Canadá, salientou Vítor Fraga, para quem “os próprios operadores podem ser parceiros fundamentais na identificação de mercados e na identificação de oportunidades de negócios para as empresas”.
Estas sessões de esclarecimento, que decorreram também em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo contaram com presença de três empresas, que apresentaram as suas soluções, nomeadamente a ETL Logís-tica, a Bentrans e a Abreu Carga.
De acordo com Vítor Fraga, foram convidadas “todas as empresas registadas na Região, mas apenas quatro acederam a este convite de apresentar as suas soluções, sendo que uma delas não o fez por impedimentos de ordem pessoal”, adiantou.
Esta iniciativa surgiu no âmbito da estratégia Marca Açores com o objetivo de continuar a incentivar a venda de produtos para fora do arquipélago, contribuir para o acesso a novos mercados e para a fidelização de clientes e inclui ainda um momento para esclarecimento de dúvidas aos empresários e um período de contactos mais individualizados entre os gestores locais e os operadores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO