Sete escolas Faialenses recebem galardão Eco-Escolas

0
20

No passado dia 17 de outubro, decorreu a cerimónia de entrega dos galardões do programa Eco-Escolas e Eco XXI, realizada em simultâneo nas cidades da Horta e de Ponta Delgada, através de videoconferência.

Na Horta, o evento teve lugar na Escola Secundária Manuel de Arriaga, no âmbito do XI Encontro Regional de Educação Ambiental e Eco-Escolas e contou com a presença do Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer e do Diretor Regional do Ambiente, Hêrnani Jorge.

Este ano, o Encontro teve por tema “Parceiros na ação: contextos e práticas de educação ambiental na sociedade açoriana”. O Programa, no presente ano, premiou 70  estabelecimentos de ensino do arquipélago dos Açores dos quais sete são da ilha do Faial que receberam a bandeira verde e o certificado Eco-Escola.

As escolas Faialenses premiadas foram: Casa de Infância de Santo António, Escola EB 1,2 António José de Ávila, Escola EB 1/JI de Castelo Branco, Escola EB 1/JI de Pedro Miguel, Escola Profissional da Horta, Escola Secundária Manuel de Arriaga e Lar das Criancinhas da Horta.

José Archer afirmou no seu discurso que foi atingido “este ano a fantástica marca de 12 264 bandeiras entregues” que  considerou ser “uma marca impressionante” reforçando ainda que,  “isto representa mais que uma bandeira, representa essencialmente uma mudança de atitude”, que traz  no seu entender uma “carga de responsabilidade para o futuro”.

blank

O programa Eco-Escolas, de caráter internacional, realiza-se nos Açores desde 1999 e pretende “conhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental” e “na educação para o desenvolvimento sustentável” afirmou o Diretor Regional.

Ainda no âmbito deste projeto, 18 Câmaras Municipais foram galardoadas, como parceiros do projeto que apoiaram as suas Eco-Escolas, entre as quais se destaca a Câmara Municipal da Horta.

blank

No âmbito do Projeto Eco XXI foram apenas dois os Municípios galardoados, o das Lajes e o de São Roque, ambos na ilha do Pico. “Este é um projeto que promove a identificação e o conhecimento das boas práticas para o futuro do desenvolvimento sustentável ao nível dos municípios” – revelou Hêrnani Jorge, valorizando aspetos como a educação no sentido da sustentabilidade e qualidade ambiental.

blank

O Diretor Regional do Ambiente terminou o seu discurso sublinhando a importância destes projetos e as suas utilidades, ambicionando que  “para o futuro possam aderir cada vez mais”.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!