“Sexualidade Redonda e Circular”, de Fernanda Mendes apresentado na Horta

0
23

A AMI – Núcleo da Horta levou ao auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Horta a apresentação do livro “Sexualidade Redonda e Circular”, de Fernanda Mendes.

A apresentação da obra, que decorreu no serão da passada quarta-feira, esteve a cargo de Fernando Menezes e Victor Rui Dores, e contou com a presença de amigos da autora.

Para Fernando Menezes esta obra reflete os homens e as mulheres em toda a sua complexidade. Já para Victor Rui Dores esta obra “celebra a sexualidade em todo o seu esplendor”, através dos vários registos de linguagem utilizados pela autora.

A autora confidenciou que o livro nasceu porque “me cansei dos termos científicos” e o gosto por esta outra linguagem metafórica foi surgindo. Para Fernanda Mendes, psiquiatra e especialista em sexologia clínica, a sexualidade é redonda pois é algo que não tem arestas e as suas histórias são circulares porque os indivíduos vivem segundo um ciclo, ou seja, vivem para procurar a felicidade.

O livro de 185 páginas é composto por três narrativas que cruzam a medicina e a literatura, o corpo e a mente, a realidade e ficção.

 

As vendas do livro revertem a favor da AMI, que para além do Centro Porta Amiga, em Angra do Heroísmo, tem a funcionar, em Ponta Delgada, desde 5 de Dezembro de 2011, uma Residência Social que tem como objetivo receber doentes de outras ilhas que precisam se deslocar ao Hospital de Ponta Delgada.