Sismo sentido nas ilhas do , Pico e S. Jorge

0
243

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 6H22 um evento com magnitude 4,4 na escala de Richter e epicentro a cerca de 26 quilómetros a noroeste do Capelo, na ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada no Capelo, Castelo Branco e Feteira, concelho de Horta.

Ainda na ilha do Faial, o evento foi sentido com intensidade IV nas freguesias da Praia do Norte, Cedros, Salão, Ribeirinha,  Conceição, Matriz, Angústias e Flamengos, e com intensidade III/IV nas freguesias de Pedro Miguel e Praia do Almoxarife.

Na ilha do Pico, foi sentido com intensidade III/IV nas freguesias de São João e Lajes, concelho de Lajes do Pico, e com intensidade III nas freguesias de Candelária, São Mateus e São Caetano, concelho de Madalena, e Santo António, São Roque e Prainha do Norte, no concelho de São Roque do Pico.

Em S. Jorge, o evento foi sentido com intensidade III nas freguesias dos Rosais e Santo Amaro, no concelho das Velas.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas, entre outras, as seguintes medidas de autoproteção:

Mantenha a calma e conte com a ocorrência de possíveis réplicas;

Não acenda fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás;

Tenha cuidado com vidros partidos ou cabos de eletricidade e evite ferimentos protegendo-se com vestuário adequado;

Limpe urgentemente os produtos inflamáveis que se tenham derramado;

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO