Sociedade – 45.ª Semana do Mar de 31 de julho a 9 de agosto

0
56

Bandarra, Elas, Expensive Soul e Piruka no palco principal

Estão conhecidos os nomes que sobem a palco na 45.ª edição da Semana do Mar. Os portugueses Mickael Carreira, Kátia Guerreiro, Elas, Piruka e os Expensive Soul, bem como a banda brasileira Melin, estão encarregues de encher a Baía da Horta de música, de 31 de julho a 9 de agosto.
Além destes, há também espaço no maior palco para o Festival Internacional de Folclore, que soma 15 grupos – dos quais chilenos e colombianos – para a Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta (OMLCMH), para Orquestral Blue Band e para um – muito aguardado – regresso dos Bandarra.
José Leonardo Silva anunciou no Mercado Municipal da Horta, sábado dia 7, que diante do palco principal será instalada uma tenda. Esta estrutura serve não só para fazer face a condições meteorológicas adversas, mas também para albergar o After Party, que assim se despede do Parque Vitorino Nemésio.
Segundo o edil a aposta numa tenda de 40 metros por 20m permite “evitar a fragmentação da festa”, permite “um convívio mais sadio entre os festivaleiros” e facilita as condições de segurança. Acrescen-tou que, ao contrário dos anos anteriores o “after-party será condensado naquele espaço, durante cinco dias e apenas até 04:00, ao invés de ser sete dias até às 07:00”.
Já se sabe que é impossível agradar a Gregos e Troianos. Na última terça-feira alguns jovens utilizaram a página do Município no Facebook para criticar o fim da festa acontecer logo às 04:00. Já quem vive pela Horta critica a mudança da localização por trazer o barulho para o centro da cidade.
O edil aproveitou a ocasião para adjetivar a Semana do Mar como mais que um festival de verão. “É uma invasão de alegria e dinâmica para o nosso concelho”, afirmou. O enorme festival náutico não foi esquecido, nem a Expomar, a Festa do Livro, o Dia do Emigrante, o Dia do Triângulo ou a chamada Feira Gastronómica.
Novidade será a tradicional procissão da Senhora da Guia, que decorre no primeiro dia oficial de festa, voltar ao Largo do Infante. O último dia traz o Desfile das Freguesias, tendo a temática “Artes e Ofícios”.
Há uma linha de continuidade na agenda da festividade.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO