SRCCTD promove atuação do Grupo Folclórico das Doze Ribeiras na RTP Açores

0
35

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove no próximo sábado, dia 10 de julho, a partir das 20h30, na RTP Açores, a emissão de uma atuação do Grupo Folclórico das Doze Ribeiras, com transmissão no dia seguinte, a 11 de julho, às 21h00, na página de Facebook da DRC (www.facebook.com/culturacores).

Este agrupamento, fundado a 23 de abril de 1974, sócio fundador da Federação do Folclore Português, foi durante vários anos o único grupo folclórico rural da ilha Terceira, possuindo um vasto reportório com modas de balho, rancho de cantores de matança e cantares do folclore religioso da Ilha Terceira.

O programa de atuação do Grupo Folclórico das Doze Ribeiras, que apresentará onze modas, incluirá, entre outras, a “Lira”, a “Charamba”, o “Pezinho”, a “Saudade”, entre outras.

O grupo possui uma escola de viola regional na qual tem formado tocadores de viola e acompanhantes de violão, que tem dado o seu contributo a outros coletivos e cursos de viola.

Além de atuações em diversas ilhas, já se deslocou ao território nacional e ao estrangeiro, tendo gravado três LPs e publicado um livro de título “Grupo Folclórico das Doze Ribeiras Ilha Terceira-Açores”, no qual se descrevem a origem, o historial, os trajes, a sede e o seu cancioneiro.

Desde dezembro de 1986, o Grupo Folclórico das Doze Ribeiras trabalha na reconstrução e manutenção da Casa Etnográfica Pe. João de Brito C. Meneses, onde realiza ações de carácter cultural, social, recreativo e turístico.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO