Temporada Cultural apresenta “Carta de Smith” pelo Estúdio 13

0
5
DR/GACS
DR/GACS

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove, a 15 de maio, a partir das 20H30, a emissão do espetáculo de dança “Carta de Smith”, pelo Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas, na RTP Açores, com transmissão no dia seguinte, às 18H00, através da página de Facebook da DRC (www.facebook.com/culturacores).

Integrado na Temporada Cultural 2021, o projeto performativo parte do livro de Gonçalo M. Tavares, intitulado “Atlas do Corpo e da Imaginação”, no qual há uma abordagem à palavra e ao corpo que remete para uma manipulação, para um estado de emergência que é transformadora e faz incluir ligações ou despojar de sentimentos e bens materiais.

Gravado no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, a “Carta de Smith” conta com criação e interpretações de André Melo, Catarina Medeiros, João Soares, Luana San-Bento Luís de Melo e Maria João Gouveia, assim como com a voz-off de Bárbara Ávila Pacheco.

A realização, captação e edição de vídeo estão a cargo de Hugo França; assistência à produção/fotografia por Madalena Correia e textos baseados no excerto do discurso “The Right of the People to Rule”, proferido por Theodore Roosevelt, em Sagamore Hill Estate, Oyster Bay, New York, August, 16, 1912 e na obra de Ítalo Calvino, “As Cidades invisíveis”, 1994, p.78, Teorema.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO