Temporada Cultural apresenta concerto de oboé improvisado na RTP Açores

0
9

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), em colaboração com a RTP Açores, promove, no âmbito da Temporada Cultural 2021, no dia 30 de outubro, a partir das 20h30, a transmissão televisiva do concerto “Oboé Solo & Improvisação no Vulcão: das raízes à contemporaneidade”, pelo músico Tiago Marques.

O concerto, gravado sem público a 17 de julho de 2021, no Vulcão dos Capelinhos, no Faial, pela RTP Açores, fará uma viagem musical pela época barroca até à contemporânea, de forma improvisada, num cenário musical ainda pouco explorado no oboé, num exercício de reinvenção do discurso musical deste instrumento aliado de recursos tecnológicos a outros.

Tiago Marques estudou com Hristo Kasmetski na Academia Nacional Superior de Orquestra, e com Andrew Swinnerton na Escola Superior de Música de Lisboa.

Colaborou, também, com as orquestras Metropolitana de Lisboa, Sinfónica Portuguesa, do Theatro São Pedro (Brasil), Clássica do Centro, de Sintra, de Cascais entre outras.

Durante a sua estadia em São Paulo, no Brasil, foi membro do grupo de Jazz “Toró Instrumental”, com o qual gravou o seu primeiro CD, em 2017, e, em 2018, o CD “Ainda dá Tempo”, com o grupo “Rafael Thomaz Septeto”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO