Testagem massiva deteta 53 casos positivos

0
35
blank

As testagens massivas decorridas entre 7 e 9 de janeiro, com recurso a parceria da Câmara Municipal da Horta (CMH), Unidade de Saúde de Ilha, Hospital da Horta (HH) e Bombeiros, traduziram-se na realização de 1123 testes. Estas campanhas de testagem permitiram a identificação de 47 casos positivos.

O dia de maior afluência foi o domingo, dia 9, com 423 testes realizados. No 1.º dia detetaram-se 16 casos, no 2.º 15 e no último 16.

Também na passada semana, a 3 de janeiro, realizaram-se 105 testes rápidos, “tendo sido revelados o número de seis casos positivos”, avança o presidente da CMH, Carlos Ferreira.
A adesão da população faialense é vista com “apreço”, sendo esta possível “graças ao enorme trabalho realizado pelos profissionais envolvidos”.

“Através da testagem foi possível identificar casos positivos e controlar a propagação do vírus, uma vez que os infetados, e os seus contactos mais próximos, ficaram em isolamento profilático, contribuindo para prevenir o surgimento de novos casos”, salienta em resposta ao nosso semanário.

O Tribuna das Ilhas sabe que de momento não estão previstas mais ações de testagem, no entanto “o executivo municipal estará disponível para avançar, em conjugação de esforços com outras entidades, para novas campanhas de testagem em massa, de forma a ajudar na prevenção da saúde da nossa população”.