Testes em laboratório para o SARS-COV-2 aos trabalhadores do Porto de Ponta Delgada

0
66
blank
DR

Por: Portos dos Açores, S.A.

Considerando a importância estratégica da Portos dos Açores, S.A. enquanto garante da operacionalidade da atividade portuária, pelo serviço público prestado à Região, designadamente, para o abastecimento de bens a todos os açorianos, face à situação pandémica, foram adotadas medidas preventivas internas, para que a operacionalidade dos portos da Região fosse assegurada.

Deste modo, no âmbito do plano de contingência da empresa, foram feitas campanhas de despiste, com realização de testes Covid-19, aos seus trabalhadores, sobretudo na ilha de São Miguel, atendendo à classificação de “alto risco” do nível epidemiológico.

Para o efeito, foram utilizados os testes rápidos homologados pelo Infarmed, sendo os mesmos realizados por profissionais de saúde com experiência na realização dos mesmos e com a colaboração dos técnicos superiores de Saúde e Segurança da Portos dos Açores S.A..

O Porto de Ponta Delgada conta com 131 trabalhadores.

Até ao momento, foram realizadas três campanhas, no entanto, apenas na do dia 21-01-2021 (última campanha) é que foram identificados resultados positivos. Isto significa que, no universo de 102 testes realizados, 52 testaram inconclusivos ou positivos, encontrando-se todos assintomáticos. Assim, estes 52 trabalhadores deverão permanecer em isolamento, seguindo as orientações da Delegação de Saúde.

Tendo em conta o elevado número de positivos e inconclusivos, a Portos dos Açores, S.A. optou por aferir, de entre destes, 11 pessoas para realizarem, de imediato, teste PCR em laboratório certificado, sendo que os critérios para esta seleção foram:

  • validação dos resultados dos testes positivos e inconclusivos;
  • especificidade das funções, dentro de três categorias profissionais: pilotos, marítimos e operadores de equipamento portuário, para garantir a atividade.

Destes 11 trabalhadores, os resultados dos testes em laboratório para o SARS-COV-2, pesquisa Antigénio, pelo método Exsudado na sofaríngeo, deram todos resultados NEGATIVOS.

Os testes utilizados nesta última campanha, embora sendo da mesma marca e do mesmo fornecedor, pertencem a um lote de entrega diferente dos anteriores, pelo que a Portos dos Açores, S.A. irá diligenciar junto do fornecedor e apurar as eventuais inconformidades, face aos anteriores lotes fornecidos.

A Portos dos Açores S.A. está em articulação com as autoridades de saúde, para promoção de testes PCR em massa no Porto de Ponta Delgada; mais adianta que não está em causa as operações portuárias no Porto de Ponta Delgada.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO