Tiago Furna é tetracampeão de estrada

0
30
DR

O ciclista da Fontinhas-Activa/Promotora venceu hoje a quinta e última prova da Taça de S. Miguel de Estrada e conquistou o troféu pelo quarto ano consecutivo.

A quinta e última prova da Taça de Estrada de S. Miguel realizou-se este domingo no Circuito do Pico d´Água, na vila de Rabo de Peixe.
A corrida era aguardada com grande expectativa até porque todas as contas relativas ao vencedor do troféu estavam ainda em aberto, com quatro candidatos a se perfilarem como potenciais vencedor de uma competição que, ao longo de toda a época, esteve sempre em aberto, conhecendo vencedores diferentes em cada uma das provas.

Tiago Furna – campeão em título – João Pedro de Medeiros, recentemente vencedor do Grande Prémio da Terceira, Luís Cabral e Nelson Toste eram os ciclistas com possibilidades de vencer, embora as contas fossem bem mais fáceis para Furna. A verdade é que o atleta da Fontinhas-Activa/Promotora esteve irrepreensível no Pico d´Água, principalmente estrategicamente.

Com nove voltas por cumprir ao traçado – num total de 72.45 quilómetros – Tiago Furna foi desferindo pequenos ataques, obrigando os adversários a responder e a desgastarem-se gradualmente. Finalmente, à oitava volta o campeão em título desferiu o golpe final, aproveitando também o adormecimento, cansaço e falta de entendimento no pelotão para conquistar preciosos metros que foi mantendo e até aumentando até ao meio da volta final.

Aí, mas já muito tarde, João Pedro de Medeiros, Luís Cabral e Nelson Toste ainda tentaram ir buscar a roda de Furna, mas tal foi já impossível.
A poucos metros da meta, já não haviam dúvidas, Tiago Furna iria vencer a prova e conquistar pela quarta vez consecutiva a Taça de S. Miguel de Estrada, isto depois de uma exibição táctica a roçar a perfeição.

Furna concretizava assim aquele que era o seu grande objectivo para a temporada, deixando Luís Cabral na segunda posição e Nelson Toste a fechar o pódio. João Pedro de Medeiros acabou por não ir além do quarto posto, enquanto Bruno de Medeiros fechou os cinco primeiros.

Nas contas da Taça, os primeiros quatro classificados foram Tiago Furna, Luís Cabral, Nelson Toste e João Pedro de Medeiros, com Roberto Gandarinho a ser quinto. No Pico d´Água, em Juniores Romeu Sousa foi o vencedor, enquanto Andrea Costa venceu entre as Senhoras. Na Promoção, a vitória foi para Luís Cabral, com José Afonso a vencer em Master-50.

Por Equipas, triunfo para a Azores Skoda Cycling, seguida pela Fontinhas-
Activa/Promotora e pelo CD Metralhas. Cai assim o pano sobre a edição de 2019 da Taça de S. Miguel de Estrada, numa época em que se registou a afirmação de mais alguns jovens, mas na qual Tiago Furna acabou
por fazer valer a sua experiência e qualidade para levantar de novo o troféu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO