Treze velejadores do CNH participam na 1ª Prova de Apuramento Regional

0
37

O Clube Naval da Horta (CNH) vai ser representado por 13 velejadores na 1ª Prova de Apuramento Regional (PCR).
A prova decorre já este sábado e domingo, 18 e 19 de janeiro, respetivamente, no concelho da Praia da Vitória e tem o Clube Naval daquele concelho como anfitrião.
No total, participam na prova cerca de 70 velejadores nos escalões de juvenis e juniores mas modalidades de Optimist, Laser e 420.
A comitiva do CNH, que será acompanhada pelo Coordenador da Escola de Vela do CNH, Duarte Araújo, partiu na tarde de hoje rumo à ilha Terceira para participar nesta que é a primeira prova da época desportiva.
Para Duarte Araújo, antever os resultados da participação dos velejadores do CNH nesta competição e “qual a sua evolução na frota regional é sempre uma incógnita”, mesmo considerando que “muitos velejadores são repetentes neste campeonato regional”.
Porém, o Coordenador da Escola de Vela estabelece como objetivo para os atletas faialenses garantir que se mantêm em competição pelo resultado final no Ranking Regional sem cometer “erros grosseiros” que os afastem antecipadamente da luta pelo objetivo final, objetivo este que passa pelo apuramento para os respetivos campeonatos nacionais.
Em termos globais, Duarte Araújo considera o calendário regional de vela ligeira “muito pobre em competições” na medida em que “para cerca de 100 dias de treinos durante um ano, a maior parte dos velejadores regionais têm apenas 6 dias de competição”.
Trata-se de um calendário de provas “demasiado curto para a evolução destes velejadores em termos competitivos”, frisa Coordenador da Escola de Vela do CNH.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO