Turismo – Governo está a trabalhar com ATA e operadores nacionais no sentido de serem disponibilizados pacotes que permitam aumentar os fluxos para a Região

0
14

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que “os turistas são muito bem-vindos à Região”, salientando que importa garantir que quem opta por umas férias nos Açores “terá o total conforto de quem está, efetivamente, em segurança”, usufruindo “de tudo o que temos para oferecer”, seja “a natureza fantástica ou a nossa cultura e gastronomia”.

“As medidas que tomámos no início da pandemia permitem-nos hoje comunicar, de forma muito clara, que estamos abertos para o turismo e onde todos são muito bem-vindos”, frisou Marta Guerreiro, acrescentando que “vamos manter, naturalmente, as medidas de controlo”.

A governante referiu que, atualmente, as questões de segurança, na sua maioria, estão acima do fator preço na tomada de decisão relativamente ao destino de férias, ao qual acresce a procura por produtos que proporcionam, por excelência, contacto com a natureza, como é o caso dos Açores.

“Conseguimos ter um produto que nos posiciona perfeitamente naquela que é a nova ordem mundial em termos de turismo: um turismo positivo, desmassificado, onde é possível usufruir, em família ou em grupo, de tudo o que o que melhor temos para oferecer”, frisou.

Segundo a Secretária Regional, “em boa hora enveredamos pelo caminho da sustentabilidade e da sua certificação, que passa, precisamente, a mensagem daquele que é o rumo que todo o turismo deveria seguir”, com elevados níveis de procura atual pelos viajantes mais esclarecidos e exigentes.

Relativamente às medidas implementadas pelo Governo dos Açores, a titular da pasta do Turismo reconheceu que esta “é uma fase difícil e, por isso, há que apoiar os empresários”.

“Estamos aqui”, frisou Marta Guerreiro, dando nota de que o Governo dos Açores acompanha os empresários “nos bons momentos e nos menos bons e é, em ambos, que estaremos sempre presentes e a tentar dar as melhores respostas, até ao limite das nossas capacidades”.

A governante salientou a criação de um grupo de trabalho desde o início da pandemia, que se reúne todas as semanas, com elementos dos setores público e privado, precisamente com o objetivo de acompanhar as necessidades trazidas pelo atual contexto.

“Naturalmente que estamos a trabalhar com os nossos empresários”, tendo já disponibilizado mais de 60 medidas de apoio, com destaque para aquelas que permitem o apoio à tesouraria e à manutenção do emprego.

Marta Guerreiro falava, em Ponta Delgada, à margem de uma visita ao Hotel Azoris Royal Garden, durante a qual foi entregue o selo ‘Clean & Safe Açores’.

“Estamos hoje aqui, também com especial agrado, a acompanhar um empresário que, neste contexto, abre as suas portas com um hotel remodelado” e que disponibiliza campanhas específicas para os Açorianos, que podem ser aproveitadas também por via da campanha ‘Viver os Açores’, salientou.

Sobre esta iniciativa, Marta Guerreiro adiantou que, “em cerca de três semanas, temos já 3.300 inscrições e muitas viagens entretanto realizadas, com reportes extremamente positivos”, acrescentando que “temos noção de que o nosso mercado interno não salva um verão, mas consegue fazer diferença”.

Sobre o mercado nacional, a Secretária Regional adiantou que o Executivo açoriano está a trabalhar com a Associação de Turismo dos Açores e com operadores nacionais, no sentido de serem disponibilizados pacotes turísticos que permitam aumentar os fluxos para a Região.

“Internacionalmente, há desafios maiores, devido a restrições de alguns países, mas estamos a acompanhar toda a evolução”, juntamente com o Governo da República, através da Secretaria de Estado do Turismo, e por via de todas as negociações diplomáticas em curso, por forma a que também aqui seja possível incentivar fluxos provenientes do estrangeiro, referiu Marta Guerreiro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO