“Um açoriano Uma planta endémica” – Campanha permitiu plantar 2000 endémicas nos Charcos

0
20

 

Mais de mil participantes estiveram envolvidos na Campanha “Um açoriano – Uma planta endémica”, que decorreu no âmbito do Plano “Mais Endémica- Plantar o Futuro”, promovido pelo Governo Regional dos Açores.

Esta iniciativa, que arrancou no Faial, no dia 1 de Fevereiro, contou com a participação de 845 alunos de todas as escolas do Faial e da Rede Regional de Voluntariado Ambiental. Esta rede está a ser dinamizada pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e tem por objectivo organizar várias actividades regulares e proactivas em torno de diversos temas ambientais.

No campo de acção desta campanha foram plantadas 2000 plantas endémicas dos Açores, o que resultará num bosque de cedros nos Charcos de Pedro Miguel. Este é um tipo de habitat prioritário da Rede Natura 2000.

De referir que os Charcos de Pedro Miguel, que até este ano serviam de pastagem, foram adquiridos recentemente pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar no âmbito de um projecto de recuperação paisagística, e presentemente fornecem suporte de vida a várias espécies de aves aquáticas. Estão localizados junto à Lomba Grande, local pertencente ao Parque Natural da Ilha do Faial e classificado como Área de Protecção de Gestão de Habitats ou Espécies.

blank

Nos Charcos podem observar-se frequentemente vários grupos de aves, como diversas espécies de patos e garças. Nas zonas envolventes podem encontrar-se espécies de Passariformes, como as álveolas, as toutinegras, os tentilhões, os melros e as estrelinhas, entre outros.

Esta campanha vai ter continuidade ao longo do ano, até que se consiga chegar a uma planta por cada habitante da ilha, ou seja, 15 mil plantas. Serão efectuadas acções em diferentes locais do Parque Natural do Faial.

Assim, amanhã, dia 28 de Abril, irá decorrer uma acção de voluntariado no Porto do Comprido, com o objectivo de plantar 5000 plantas de bracel-da-rocha. De acordo com nota enviada às redacções, esta acção é especialmente importante para conter a erosão das areias do Vulcão. A acção decorrerá entre as 14h30 e as 16h30 e é aberta a todos os que queiram participar.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!