Uma ilha que irá rejuvenescer! – O Faial ganha uma nova freguesia durante uma semana.

0
40
DR

DR

Nos próximos dias 14 a 19 de Julho estarão presentes na ilha do Faial mais de 1000 escuteiros vindos de 8 das 9 ilhas dos Açores, ficando apenas de fora a ilha do Corvo, e de várias Cidades do Continente e Madeira a prepósito do XIV Jamboree Açoriano. Esta é uma atividade realizada pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas em parceria com a Junta de Núcleo da Ilha do Faial e que decorre de 4 em 4 anos em diferentes ilhas. Este é o 1º Jamboree a ser realizado na ilha do Faial e certamente não passará despercebido. Durante esta semana a ilha no Faial ganha uma nova freguesia na Quinta de São Lourenço, contribuindo assim para a economia local. 

Revejo-me nos ideais escutistas da fraternidade, no sentido dos outros, do respeito pela natureza e da busca da felicidade. Procuro vivê-los enquanto cidadão, mas foi enquanto escuteiro que os desenvolvi e interiorizei. Como é que um movimento com mais de 100 anos continua a seduzir jovens em todo o mundo? A resposta é simples e óbvia porque tem tido a capacidade de se auto reinventar, atualizando-se, mas mantendo os seus princípios essenciais. Uma resposta mais completa dirá que o Escutismo, enquanto movimento educativo, utiliza uma metodologia, o método escutista, criado por Baden-Powell, que foi pedagogicamente visionário e que continua atual e eficaz. A resposta que mais interessa, a dos jovens escuteiros claro, será, quase inevitável, porque nos escuteiros podemos fazer “coisas”. O Escutismo é um espaço de liberdade, mas com responsabilidade onde os jovens partilham as decisões sobre o seu próprio percurso educativo. É a adesão voluntária a este compromisso que permite que aceitem e contribuam para projetos que, caso lhes fossem “impostos”, seriam rejeitados.

As crianças e os jovens precisam de conhecer e testar os seus limites e no Escutismo isto é possível!Podemos sempre ir um pouco mais além superando-nos, seja a comer alimentos que em casa não comeríamos (mas como foram feitos por nós ganham outro sabor…), fazer um assustador jogo à noite quando temos medo do escuro ou fazer uma atividade num pinhal que nos parece infinito.Pessoalmente, nalgumas atividades passei “fome”, tive frio, andei perdido e tive medo, fiz coisas de que não gostei, aleijei-me, cansei-me até à exaustão… foi espetacular! Porquê? Porque passei por tudo isso com os meus amigos, porque foi uma escolha minha, porque fazia sentido!Porque num acampamento o nascer do sol é espetacular e o anoitecer é magico. Porque quando participamos em atividades regionais ficamos a acreditar que é possível a paz e o entendimento mundial. Porque é bom ser Escuteiro!

Nas vésperas de mais uma grande atividade as espectativas são enormes e há apenas uma única palavra para descrever o esforço, trabalho e dedicação que todos os dirigentes e caminheiros do faial tem tido nos últimos meses para por de pé esta grande atividade regional – SERVIR – em prol dos jovens para que possam deixar o mundo sempre um pouco melhor do que encontraram!

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!