A USIF e a ESMA assinalaram o Dia Mundial da Saúde com um projeto designado “Feira da Saúde”, que teve como objetivo principal a realização de atividades, junto da comunidade escolar deste estabelecimento de ensino, visando promoção da saúde e a adoção de estilos de vida saudáveis.
Nesta “Feira da Saúde” foram disponibilizadas três barraquinhas, localizadas no elo de ligação entre o edifício da escola e o complexo desportivo, passagem obrigatória dos alunos, com informação relacionada com saúde oral, nutrição e consumo de substâncias psicoativas.
“Hoje temos uma barraca com médicos dentistas, que vão divulgar a técnica correta de escovagem dos dentes, onde os alunos podem visualizar e tirar dúvidas sobre os cuidados de higiene da boca”. “Temos uma barraca sobre nutrição, com o Dr. Frederico que vai ajudar a fazer um rastreio de peso e alertar para os maus hábitos alimentares e também vamos ter a parte da Assistente Social, com a Dr.ª Diana onde vamos abordar os temas do consumo de substâncias psicoactivas dos consumos nocivos” esclareceu a enfermeira Ana Oliveira, membro da equipa da Saúde Escolar da USIF .
Ainda “em relação à parte de enfermagem vamos dar enfâse à parte da prevenção da vacinação contra o Cancro do Colo Útero e à parte da contraceção e planeamento familiar”, acrescentou.
Segundo a profissional de saúde esta iniciativa decorreu no âmbito dos objetivos da equipa de Saúde da USIF que é “o alcance da promoção da saúde e da adoção de estilos de vida saudáveis”, neste contexto “vamos fomentar a parte do exercício físico. Vamos ter disponível uma aula de zumba e uma aula de dança com alunos da ESMA da professora Paula Sousa”, divulgou.
Para a Ana Oliveira estas ações representam apenas “baby steps”, uma vez que decorrem apenas num dia e representam hábitos que se adquirem “muito devagarinho”. No entender da enfermeira são nestas idades e em crianças que é absorvida grande parte da informação. “Eles são esponjinhas adquirem tudo”, salienta, reforçando a importância destas ações junto desta faixa etária.
Este evento incluiu ainda a confeção de uma sopa “com vegetais e alimentos seguindo a indicação do nutricionista e foi servido um lanche com bolachas de arroz, leite e uma peça de fruta”, com vista a chamar a atenção dos alunos para a importância dos vegetais e da fruta na alimentação, adiantou a enfermeira.
Esta iniciativa, contou com os elementos da equipa multidisciplinar de Saúde Escolar da USIF, que é composta por Médicos Dentistas, um Técnico Superior de Nutrição, uma Assistente Social, uma Psicóloga e Enfermeiras.
Equipa de Saúde da ESMA entrou em funcionamento no ano letivo 2009/2010
Esta iniciativa incluiu ainda a equipa de Saúde da ESMA. Segundo Isabel Afonso coordenadora da equipa “a Feira da saúde foi imaginada quase ao mesmo tempo que a equipa de saúde da USIF”. A professora explica que em conversa a Enf. Ana, ambas tiveram a mesma ideia “praticamente em simultaneidade”.
Segundo Isabel Afonso “esta iniciativa é dirigida aos alunos, sem deixar de fora os professores e os funcionários, mas a base são os alunos uma vez que estes têm muitos maus hábitos alimentares e outros tipos de maus hábitos”, entende.
Isabel Afonso recorda que “quando a equipa de Saúde entrou em funcionamento em 2009/2010, fizemos aqui na escola uma Feira da Saúde que decorreu à frente da escola, na Avenida das Palmeiras que teve bastante sucesso na altura”.
A professora revela que “a equipa de saúde da ESMA entrou em funcionamento quando foi criada esta dinâmica a nível regional”. Ao longo dos anos a equipa tem variado um pouco em número de elementos. Neste momento por exigência de funcionalidade da própria escola, “temos apenas cinco elementos e nem sempre é muito fácil estar reunidos porque é em horário depois das aulas e acaba por ficar mais limitado, mas reunimos sempre que é necessário”, adianta.
Leia a reportagem completa na nossa edição impressa.
Subscreva a nossa assinatura.
Para mais informações [email protected]















