Vânia Ferreira afirma que Governo vai “fazer a diferença” no Porto da Praia da Vitória

0
24
DR
DR

A deputada do PSD/Açores Vânia Ferreira afirmou hoje que o Governo Regional vai “fazer a diferença” na estratégia de afirmação do Porto da Praia da Vitória, nomeadamente com a elaboração do projeto do futuro cais de cruzeiros.

“Para o Porto da Praia Vitória foi aprovada recentemente, no Orçamento da Região para 2021, uma verba para se iniciar o projeto do futuro cais de cruzeiros, uma obra há muito esperada pelos terceirenses. Este Governo vai fazer a diferença no Porto da Praia da Vitória, ao contrário de outros que perderam mais de uma década a discutir a localização daquela infraestrutura”, afirmou a social-democrata, numa declaração política na Assembleia Legislativa dos Açores.

Segundo a parlamentar, o futuro cais de cruzeiros “é uma infraestrutura muito importante que dará condições de resposta efetiva a este segmento turístico, colocando a Terceira e a Praia da Vitória nas rotas do turismo de cruzeiros mundial e aproveitando todo esse potencial”.

“É também este Governo que já está a fazer a diferença ao aprovar o novo regulamento de tarifas da Portos dos Açores, que permitiu uma substancial redução de preços na operação portuária na Praia da Vitória”, disse.

Vânia Ferreira lembrou que o Porto da Praia da Vitória tinha a operação portuária “mais cara dos Açores, nomeadamente na Tarifa de Uso do Porto e na tarifa de movimentação de cargas, que afetavam especialmente a descarga de cereais e rações”.

“Graças ao novo Governo dos Açores, a operação portuária é agora mais barata, com a redução na ordem dos 30% dos valores da tarifa de movimentação de carga aos sábados, domingos e feriados”, frisou.

A deputada do PSD/Açores lembrou também que o Executivo “assegurou também uma redução média de 15% na taxa para o movimento de granéis sólidos, correspondendo a uma antiga aspiração dos agricultores da ilha Terceira”.

“Enquanto o Governo baixa o preço da operação no Porto da Praia da Vitória, o Partido Socialista prefere discutir cargos em administrações, numa postura mesquinha que em nada contribui para o bem da ilha Terceira”, salientou.

A parlamentar social-democrata acrescentou que é igualmente objetivo do Governo da coligação PSD/CDS-PP/PPM “promover e facilitar os investimentos das empresas que prestam serviços de assistência em escala no Aeroporto das Lajes, quer em instalações, quer em equipamentos, de forma que aquelas possam aumentar a sua capacidade de resposta aos operadores, em condições de segurança”.

“Até 2024, o governo pretende aumentar a capacidade do aeroporto em termos de salas e portas de embarque, balcões de check-in e escoamento de bagagem de porão. Será também otimizado o cumprimento das normas e requisitos da ICAO relativamente à informação meteorológica, com vista a desenvolver o processo de aquisição de uma Estação Meteorológica Automática para o Aeroporto das Lajes”, frisou.

Vânia Ferreira destacou ainda que, no domínio das ligações aéreas, o Governo Regional “já está a preparar, em conjunto com a Associação de Turismo dos Açores, o lançamento de ações de promoção turística da ilha Terceira nos mercados dos Estados Unidos da América e do Canadá”, com vista a “reativar estes mercados emissores de turistas já no Inverno IATA 2021-22”.

“Estas são medidas concretas de um Governo que está apostado em fazer a diferença no domínio dos transportes na ilha Terceira. Queremos servir a Terceira com verdade, acabando com a presunção de alguns socialistas de que a Terceira e os terceirenses são um mero troféu pessoal de dirigentes do PS. Este governo está preparado para dar à Terceira uma governação que honre a história da ilha, com mais trabalho e menos propaganda”, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO