Vasco Cordeiro inaugura caminho rural e anuncia conclusão de estudo sobre abastecimento de água em Santa Maria

0
17
blank
DR

O Presidente do Governo inaugurou hoje a primeira fase do caminho rural do Facho, onde anunciou que está já em fase de conclusão o estudo sobre as necessidades de abastecimento de água em Santa Maria, que será um importante instrumento para o planeamento de investimentos futuros nesta área de apoio ao setor agrícola da ilha.

“Gostaria de tornar público que o Governo dos Açores, através da IROA e com o apoio da Universidade dos Açores, está a concluir um estudo sobre as necessidades de abastecimento água na ilha de Santa Maria. Prevemos que este estudo seja apresentado em junho”, afirmou Vasco Cordeiro.

Segundo disse, este estudo será, assim, um instrumento fundamental para ajudar o Governo dos Açores – mas também para a Câmara Municipal de Vila do Porto pode haver benefício em conhecer as suas conclusões – a “atuar de forma ainda mais eficiente e concertada, a favor dos agricultores e da sua atividade”.

No segundo dia da visita estatutária a Santa Maria, o Presidente do Governo adiantou, por outro lado, que esta semana serão publicadas, em Jornal Oficial, as portarias que criam os programas PROAGRI e I9AGRI, os quais “são dois bons exemplos deste sentido de futuro e do desafio lançado aos agricultores para reduzir custos de produção, reestruturar o setor e melhorar o desempenho das explorações”.

“Ao mesmo tempo que esta realidade regional nos suscita um acompanhamento muito próximo, não descuramos a envolvente externa, como é o caso do processo em curso de discussão do próximo orçamento da União Europeia para os anos 2021-2027, com os desafios que apresenta ao nível do financiamento da Política Agrícola Comum”, afirmou o Presidente do Governo.

Nesse sentido, destacou o facto de haver uma mobilização geral na Região, não apenas das entidades públicas, mas também dos parceiros sociais deste setor, para a defesa de um orçamento da Política Agrícola Comum que continue a servir os Açores e a permitir investimentos como este que hoje foi inaugurado em Santa Maria.

A primeira fase da obra de beneficiação do caminho rural do Facho representou um investimento superior a 360 mil euros, melhorando as condições de circulação e de segurança numa extensão de mais de 1.200 metros.

Nesta ocasião, Vasco Cordeiro adiantou que vão avançar a segunda e terceira fases deste caminho rural, beneficiando mais cerca de 30 explorações agrícolas, numa área de 280 hectares e representando um investimento final global superior de 1,5 milhões de euros.

De acordo com o Presidente do Governo, este investimento insere-se na estratégia regional para o setor agrícola, que permitirá que se termine a atual legislatura com um investimento superior a 26 milhões de euros em caminhos agrícolas, abastecimento de água e eletrificação das explorações na Região, o que significa um aumento substancial em relação à anterior legislatura.

Nesta visita estatutária a Santa Maria foi apresentado o projeto para a construção do sistema de abastecimento de água da Ribeira do Aveiro, na freguesia de Santo Espírito, contemplando a construção de dois reservatórios de água, com capacidade para 250 metros cúbicos cada, e um ponto de abastecimento, num investimento de cerca de 152 mil euros, que abrangerá 17 explorações agrícolas e 68 hectares.

Foram também inaugurados os reservatórios do Cardal e do Poço Grande, num investimento global de 83 mil euros.