Vasco Cordeiro inaugura Centro Comunitário que garante melhores respostas a 300 crianças e jovens de São Miguel

0
13
DR

O Presidente do Governo inaugurou hoje o Centro Comunitário do Instituto de Apoio à Criança (IAC-Açores), um investimento que ascendeu a 2,4 milhões de euros e que representa uma significativa melhoria das condições das várias valências que servem cerca de três centenas de crianças e jovens da ilha de São Miguel.

“Este momento fala de cerca de 300 crianças e jovens e das suas famílias, que passam a ter melhores condições para o serviço que lhes é prestado. Mas fala, sobretudo, de esperança e de confiança”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na inauguração deste novo edifício, localizado em Ponta Delgada e que acolhe também a sede do IAC-Açores, o Presidente do Governo considerou que esta cerimónia é, assim, um sinal de esperança, enquanto “aposta muito séria naqueles que constituem, para além da sua importância presente, o futuro dos Açores, como Povo e como Região”.

“Mas fala, também, de confiança, no sentido de trabalharmos quotidianamente para, face aos desafios que se nos apresentam no domínio da infância e juventude, sermos capazes de criar as respostas que nos podem ajudar a vencer estes desafios”, preconizou Vasco Cordeiro.

Nesse sentido, o Presidente do Governo destacou o trabalho que é desenvolvido pelos 10 Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil existentes nos Açores, estruturas que representam a aposta estratégica que tem sido implementada ao nível do apoio e incentivo a jovens.

“Também nesta matéria, temos de ter uma perspetiva de permanente inconformismo”, defendeu Vasco Cordeiro, ao anunciar que o Governo vai lançar um processo de avaliação destes Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, no sentido de perceber o que “é necessário fazer para amentar a sua eficácia e a sua eficiência”.

“O Governo pretende lançar este processo de forma a que possamos, cada vez mais, ter as condições para uma ação mais eficaz e mais produtiva em benefício daqueles a quem se dirige essa ação”, sublinhou o Presidente do Governo.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou, por outro lado, a parceria existente entre as entidades públicas e privadas que desenvolvem a sua atividade na área do apoio social em toda a Região.

“Todo este trabalho que se faz no dia-a-dia, muitas vezes fora da atenção mediática, só é possível porque existe uma fortíssima parceria entre entidades públicas e entidades privadas para realizar estes objetivos”, sublinhou o Presidente do Governo.

“Esta parceria que se estende por toda a nossa Região permite, na prática, que cerca de 300 valências em todas as nove ilhas sirvam mais de 10 mil crianças e jovens”, afirmou Vasco Cordeiro, ao sublinhar que este tipo de investimentos na área social também “diz muito sobre aquilo que somos como Povo e como Região”.

O Centro Comunitário hoje inaugurado tem uma capacidade instalada de 220 lugares e compreende várias áreas de atividade do Instituto de Apoio à Criança – Açores, como as valências de Animação de Rua, SOS-Criança, CDIJ – Centro de Interação e Educação Vivencial (CIEV), Serviços de Mediação Tutelar e espaços de formação e informação, bem como todos os serviços gerais desta IPSS.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO