Vasco Cordeiro inaugura Centro de Desenvolvimento de Santa Maria que conta já com 26 empresas

0
10

O Presidente do Governo inaugurou hoje a nova Incubadora de Empresas do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria, um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros “virado para o futuro da ilha” e que já acolhe 26 projetos empresariais de vários ramos de atividade.

“Este momento fala de futuro e de renovação, fala de nos reinventarmos e de procurarmos as forças que nos podem levar a construir um futuro melhor para todos aqueles que vivem em Santa Maria”, afirmou Vasco Cordeiro, no início da visita estatutária do Executivo açoriano a esta ilha.

Na inauguração desta nova infraestrutura empresarial, que recuperou as antigas Oficinas Gerais ligadas à aeronáutica, o Presidente do Governo salientou que este investimento permitiu, assim, devolver à memória da ilha um espaço que muito contribuiu para o seu desenvolvimento e, a partir desse passado, “encarar o futuro com novas valências e renovada ambição”.

“Este Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria que hoje inauguramos tem os pés bem assentes na história e na memória desta ilha e vai, partir daí, construir novas oportunidades de desenvolvimento económico”, sublinhou Vasco Cordeiro, ao destacar a “adesão clara e inequívoca” por parte dos empresários e dos empreendedores a este projeto.

“Este é um espaço que conta já com 26 empresas que aderiram ao desafio que lhes foi lançado. Hoje assinamos 22 contratos, que constituem já um excelente sinal daquelas que são as potencialidades deste espaço virado para o futuro”, disse o Presidente do Governo, que recebeu as chaves da porta principal do edifício das mãos de Hélder Pimentel, que foi chefe de manutenção aeroportuária nas antigas oficinas.

Destas 26 empresas, nove são do ramo da indústria alimentar, cinco são do ramo das indústrias criativas e 12 estão ligadas aos serviços, como a informática, o turismo, a realização de eventos e a construção civil.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, a adesão de várias instituições ao desafio de estabelecerem parcerias com este centro, apontando os exemplos do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), do Centro de Formação Aeronáutica dos Açores – SATA, da NAV Portugal, da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas (RAEGE), da Associação para a Valorização e Promoção do Aeroporto de Santa Maria (LPAZ) e da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD).

O Presidente do Governo fez ainda questão de dedicar a renovação agora inaugurada e, sobretudo, o potencial de futuro desta nova infraestrutura “a todos quantos trabalharam nas antigas oficinas gerais”, contribuindo, por esta forma, para o desenvolvimento económico e social de Santa Maria.

A Incubadora de Empresas do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria está dividida em duas zonas, sendo uma para escritórios, serviços e salas de formação, e outra para indústrias criativas, disponibilizando um ‘fab lab’ e uma oficina de fabricação digital.

As valências deste novo espaço estendem-se à possibilidade de realização de eventos de promoção, feiras e exposições.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO