Vasco Cordeiro inaugura Centro de Ginástica Aeróbica

0
22

O Presidente do Governo inaugurou hoje um centro destinado ao treino de Ginástica Aeróbica na cidade de Ponta Delgada, num investimento de cerca de 200 mil euros, uma oportunidade para enaltecer a “disponibilidade, a dedicação e o esforço” de milhares de atletas, treinadores e dirigentes que se dedicam ao desporto açoriano.

 

“Só no desporto federado, estamos a falar de quase 23 mil atletas de mais de 260 clubes, ou seja, mais de nove por cento do total da população açoriana, que são diariamente acompanhados por mais de um milhar de treinadores e quase 1.600 dirigentes desportivos”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

No segundo dia da visita do Governo à ilha de São Miguel, o Presidente do Governo adiantou que, se juntar a esse número os mais de 9.500 Açorianos envolvidos nos programas de atividade desportiva do Governo – Deporto Adaptado, Escolinhas do Desporto e Açores Ativos para adultos – “essa percentagem chega aos 13 por cento” da população açoriana.

 

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou também o caso do Desporto Adaptado, que, fruto da aposta num programa de promoção e desenvolvimento, também como forma de maior reconhecimento e integração social, já movimentou este ano quase 900 atletas, mais cerca de 160 do que em 2012.

 

Todo este trabalho de parceria tem dado resultados, ao nível nacional e e internacional, em várias modalidades individuais e coletivas, sublinhou o Presidente do Governo, ao salientar as mais de 90 conquistas registadas apenas em 2019, entre “títulos nacionais, pódios nacionais e internacionais de competições oficiais, chamadas a seleções nacionais e subidas a divisões superiores, que orgulharam os Açores e prestigiaram o Desporto Açoriano”.

 

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que o centro hoje inaugurado integra-se no cumprimento dos objetivos para a área do desenvolvimento da prática desportiva, nomeadamente o apoio à atividade dos clubes e atletas açorianos e, simultaneamente, a modernização e a qualificação do Parque Desportivo Regional.

 

Neste caso em concreto, este investimento de mais de 200 mil euros apresenta-se como fundamental, tendo em conta que a ginástica aeróbica e, em particular, o Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada, têm “obtido, de forma sistemática, resultados significativos a nível nacional e internacional, traduzidos na qualificação de várias atletas como de ‘Alto Rendimento’ e dando um grande contributo para a afirmação do Desporto Açores”, destacou.

 

Segundo disse, esta evolução positiva do desporto açoriano deve-se também aos apoios públicos que têm sido disponibilizados para as mais variadas áreas e que, nos últimos três anos, ascendem a mais de 24 milhões de euros.

 

São apoios, por exemplo, para os escalões de formação, para as participações competitivas de âmbito local, regional, nacional e internacional, para as estruturas técnicas das associações, para o Alto Rendimento e os Jovens Talentos Regionais, para a contratação de técnicos, para a formação dos agentes desportivos, para o desporto adaptado e para a construção e modernização de infraestruturas desportivas, referiu Vasco Cordeiro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO