Vasco Peixoto: “Tudo o que aprendi, foi com o meu pai”

0
205
blank
Vasco Peixoto, tiro aos pratos

Desde criança que Vasco acompanhava o pai e outros familiares na caça. Mais tarde, seguiu as pisadas do progenitor na modalidade de tiro aos pratos, através do Clube Desportivo de Caça e Golfe do Faial (CDCGF). Desta paixão já resultaram vários títulos e prémios, com destaque para a última época desportiva, onde o atleta foi Campeão Regional de Trap, em maio, na ilha do Pico, e, mais tarde, Campeão Regional de Fosso Universal, em outubro, na ilha de São Miguel.

O Tribuna das Ilhas esteve à conversa com Vasco para perceber mais um pouco desta modalidade, como se prepara para as provas e quais os objetivos futuros, tendo debaixo de “mira” o Campeonato Nacional.

Tribuna das Ilhas – O que o motivou a praticar este desporto?
Vasco Peixoto – Desde criança, costumava acompanhar meu pai e familiares na caça, principalmente às pombas da rocha e coelhos. Sendo meu pai um praticante assíduo desta modalidade, foi fácil ficar entusiasmado.

TI – Pode-se dizer que “filho de peixe sabe nadar”?
VP- Sim. Concordo com a expressão, visto o meu pai ter sido um dos bons atiradores que passaram pelo CDCGF. Tudo o que aprendi foi com ele e o meu atual desempenho em termos classificativos a ele se deve.

TI – Pode considerar-se o tiro um desporto perigoso?
VP- A utilização de armas de caça nos campos de tiro obedece ao cumprimento rigoroso de um conjunto de procedimentos e regras de segurança que permitem precaver acidentes. É dada bastante importância à segurança durante a formação de novos atletas, não existindo registo de acidentes graves nos Clubes de Tiro da Região.

TI – No que se pensa quando se atira?
VP-Não é fácil explicar no que se pensa enquanto se está a atirar. Quando estamos a atirar temos de estar totalmente focados e concentrados na saída do prato. Tento abstrair-me de tudo o que está de fora do tiro e focar-me apenas em acertar nos pratos que saem.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

FAIAL RECEBE CAMPEONATO NACIONAL DE TRAP 2022 EM JUNHO

Em 2022 será a ilha do Faial a acolher o Campeonato Nacional de TRAP, cuja organização foi atribuída ao Clube Desportivo de Caça e Golfe do Faial (CDCGF) pela Federação Portuguesa de Tiro com Armas de Caça.
O campeonato está agendado para os dias 10, 11 e 12 de junho de 2022, nas instalações para prática de tiro do CDCGF, na freguesia do Capelo.