Vela de Cruzeiro – Açor, de João Leal, venceu primeira etapa da Atlantis Cup

0
3

A 25.ª edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia largou de Santa Maria no passado domingo. Na largada, 38 embarcações, envolvendo cerca de 170 velejadores, para comemorar as bodas de prata desta mítica prova da vela regional. Tripulações vindas de diversas ilhas açorianas, do Continente, da Madeira, de distintas partes da Europa e dos Estados Unidos da América marcam presença nesta Atlantis Cup, realçando a dimensão internacional da regata.

 O primeiro veleiro a cumprir as 57 milhas entre vila do Porto e Ponta Delgada foi o Açor, do terceirense João Leal, que chegou a São Miguel às 21h25 de segunda-feira. O XCape, de Luís Quintino, vencedor da 24.ª edição da prova, foi o segundo a chegar, às 22h14. Recorde-se que o skipper foi o vencedor da regata em 2006, na sua classe.

Na classe ANC A, o Harfang Two, de Nuno Alexandre, classificou-se em primeiro lugar da etapa, lugar que na classe ANC B foi ocupado pelo Celtic Dream, de João Reis.

Em ORC 1, o Açor foi o primeiro classificado da etapa, ao passo que em ORC 2 e ORC 3 esse lugar coube ao Rift (Carlos Moniz) e ao Fun-Tastic (José Correia), respetivamente.

Em Open, o Synergy, de Eleonora de Haas, foi o mais rápido.

Os barcos participantes na prova largam para a segunda etapa, rumo à Terceira, ao início da tarde de quarta-feira. Pela frente, 92 milhas até chegar a Angra do Heroísmo.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO