VELAS COM MAIS GARANTIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA

0
22

O Município de Velas procedeu à Reabilitação do antigo Furo de Captação de Água, sito na Fajã de Santo Amaro, o qual já se encontrava inativo há vários anos e que, após intervenção, que passou pela aplicação de nova tubagem em Inox, cabo de abastecimento elétrico, bomba de projeção de água, que se encontra a sensivelmente 118m de profundidade, terá uma produção na ordem dos 45 mil litros de água por hora, o que corresponde a mais de um milhão de litros por dia.

 

Tratou-se de um investimento global na ordem dos 100 mil euros, dos quais 85% são referentes a apoio financeiro por via de uma candidatura a Fundos Comunitários no âmbito do Programa Operacional Açores 2020 (PO2020).

 

Para o Presidente do Município, Luís Silveira, este é mais um investimento que permite ter mais garantias e sobretudo tranquilidade no abastecimento público de água à População e que vem na senda dos investimentos realizados neste setor, que ultrapassam, nos últimos anos, um investimento global superior a 3 milhões de euros.

 

Recorde-se que este é o mais antigo furo de captação de água subterrânea da rede de distribuição de água do Concelho de Velas, sendo que a sua perfuração foi realizada em 1983, ou seja, há cerca de 40 anos.

 

A reabilitação do Furo velho da Fajã de Santo Amaro, tem como principal objetivo o aumento da disponibilidade de caudais de captação de água, que permita criar um sistema de abastecimento globalmente mais robusto e capaz de responder a situações de aumento de consumo deste bem essencial, que é a água.

 

Com mais esta obra, o Município caminha assim, de forma consistente e sustentável, para um sistema de abastecimento de água cada vez mais eficiente e adequado às necessidades do Concelho de Velas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO