Vencedores do Concurso “Açores: 9 Ilhas, 9 Histórias” visitam os Açores

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O diretor regional das Comunidades, Paulo Teves, recebeu esta manhã na  Direção Regional das Comunidades, na Horta, os jovens vencedores da edição 2014 do concurso de trabalhos escolares “Açores: 9 Ilhas, 9 Histórias”. 

Este concurso resulta de uma parceria entre Governo dos Açores, a Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá (APPEUC) e a SATA Internacional e teve como destinatários alunos entre os 13 e os 17 anos inscritos nas escolas comunitárias portuguesas nos Estados Unidos e nas escolas secundárias do ensino oficial americano com cursos de língua e cultura portuguesas.

O objetivo do concurso é promover o estudo da língua portuguesa através do incentivo à escrita sobre as ilhas do arquipélago dos Açores, difundindo assim a cultura açoriana e a língua portuguesa, promovendo, igualmente, a proximidade da Região às suas comunidades, em particular a ligação dos descendentes de açorianos às suas raízes.

Foram seis os jovens vencedores deste prémio, selecionados por um júri da inteira responsabilidade da APPEUC, “que agora estão a visitar in loco aquilo  que pesquisaram na internet e em livros, e a ver como é a nossa realidade atual”, referiu o diretor regional.

De acordo com Paulo Teves os objetivos deste projeto foram atingidos “em primeiro lugar pela qualidade dos trabalhos e a curiosidade que tiveram em conhecer os Açores”. A imagem que estes jovens levam do arquipélago é, para o diretor regional, uma mais-valia: “perceberam que preservamos a nossa identidade própria, a nossa autenticidade cultural, mas ao mesmo tempo somos uma região moderna, com bons equipamentos, que aposta na tecnologia na ciência”, áreas que, entende, “despertam o interesse destes jovens”.

Sobre este concurso o director regional das Comunidades, referiu ainda que é intenção do Governo estender o programa a outros países de língua não oficial portuguesa.  “Neste momento este programa só abrange os EUA, mas, a estender de futuro, será ao Canadá porque está vocacionado para as zonas onde há comunidades açorianas em países que não têm língua oficial portuguesa, sempre com o intuito de promover a língua portuguesa e a preservação da nossa identidade”, salientou.

 

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