Vereadores do PSD na Câmara Municipal da Horta congratulam-se com a implementação da recolha seletiva pública dos biorresíduos

0
20
DR
DR

Os vereadores do PSD eleitos pela Coligação Acreditar no Faial congratulam-se com a instalação, pela Câmara Municipal da Horta, de contentores para biorresíduos na ilha do Faial. O dia 17 de maio de 2021, Dia Internacional da Reciclagem, marcou o início da recolha seletiva nos grandes produtores.

A problemática dos resíduos tem sido uma das grandes preocupações da Coligação, que sempre entendeu que era fundamental aprimorar a recolha de resíduos e promover um aumento percentual na taxa de separação do lixo na ilha do Faial.

Com efeito, em sede do plano e orçamento para 2018 do Município da Horta, os vereadores do PSD propuseram a intensificação das ações de sensibilização com vista à separação de resíduos, bem como a instalação nas freguesias de estruturas para a recolha de sobrantes vegetais.

Posteriormente, em reunião camarária, Carlos Ferreira, Estevão Gomes e Sandra Goulart apresentaram um voto de recomendação, no qual reivindicavam o encerramento urgente da célula de depósito de resíduos acompanhado pela garantia de condições para o efetivo transporte dos resíduos. Recomendavam ainda que a Câmara Municipal da Horta e o Governo Regional dos Açores continuassem a aposta em campanhas de sensibilização junto da população e das empresas da ilha do Faial.

Neste contexto, propuseram igualmente a criação de um depósito específico em cada freguesia para a recolha de matéria orgânica, de forma a promover um maior aproveitamento e valorização dos resíduos desta categoria, nomeadamente na produção de composto orgânico de qualidade.

Em suma, as propostas apresentadas pela vereação social democrata vão ao encontro da preocupação com a sustentabilidade ambiental, a valorização dos resíduos e a melhoria da qualidade ambiental da ilha do Faial, que tem caracterizado todo o seu mandato.

Para os vereadores da Coligação Acreditar no Faial, o importante é continuar a defender os faialenses através da apresentação de soluções concretas para os problemas do Faial, pelo que registam com satisfação a implementação da recolha seletiva pública dos biorresíduos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO