Vice-Presidência promove sessões formativas sobre “Guia de Avaliação das Capacidades Parentais e Desenho do Plano de Intervenção”

0
25

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores promove, através do Comissariado dos Açores para a Infância, sessões formativas sobre o “Guia de Avaliação das Capacidades Parentais e Desenho do Plano de Intervenção”.

O “Guia de Avaliação das Capacidades Parentais e Desenho do Plano de Intervenção” assume-se como um importante instrumento de trabalho na intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Região Autónoma dos Açores, bem como de todas as outras entidades que se ocupam da defesa e promoção da infância e juventude.

Com esta formação pretende-se capacitar, ainda mais, os membros e técnicos das CPCJ para o domínio de ferramentas que lhes permitam obter melhores resultados quando definem processos de intervenção psicossocial junto de crianças e famílias.

Esta formação, agora disponibilizada pelo Comissariado dos Açores para a Infância, pretende, assim, promover e aprofundar conhecimentos junto de todos os que possam ter intervenção em matéria de proteção da infância, permitindo-lhes conhecer as famílias que podem ser tipificadas como em risco, avaliar a consistência e adequação dos seus recursos, as suas dificuldades e, acima de tudo, capacidade para as superar.

No total estão inscritos 103 formandos, quinze dos quais são profissionais que integram o projeto VINCA e os restantes são colaboradores das CPCJ.

A formação, que decorre em formato online, inicia-se a partir desta terça-feira, 19 de outubro, e prolonga-se até dezembro, sendo ministrada por Dora Pereira, Mestre em Psicologia Clinica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia Clinica – Especialidade Psicologia da Família e Intervenção Familiar, pela Universidade de Coimbra.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO