Vinhos dos Açores marcam presença em evento nacional

0
30
DR

DR

A 15.ª edição do evento “Essência do Vinho”, que decorrerá entre os dias 22 a 25 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, no Porto, contará com a presença da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR-Açores).

A Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR-Açores) vai estar presente na 15.ª edição do evento “Essência do Vinho”, que decorre de 22 a 25 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, no Porto. A “Essência do Vinho” vai levar ao Palácio da Bolsa cerca de 3.000 vinhos de 400 produtores de todo o país.

Um conceituado júri internacional, constituído por meia centena de especialistas de diversas nacionalidades, vai avaliar e classificar os vinhos portugueses, pré-selecionados pelo painel de provas da revista A Essência do Vinho.

A CVR-Açores será responsável pela realização de um workshop intitulado “À Descoberta dos Vinhos dos Açores”, a 24 de fevereiro, que estará a cargo do presidente da sua Câmara de Provadores, Rodolfo Tristão.

A CVR-Açores tem funções de controlo da produção, do comércio e de certificação de produtos vinícolas com direito a DO (Denominação de Origem) ou IG (Indicação Geográfica) e tem como objeto garantir a genuinidade e a qualidade dos vinhos, o fomento e o controle dos vinhos, a definição do seu processo produtivo e a promoção e defesa interna e externa dos vinhos certificados.

Esta associação de direito privado, criada a 22 de agosto de 1995, tem sede na Madalena, no Pico, sendo constituída por representantes dos interesses profissionais da produção e do comércio dos produtos vitivinícolas da Região e por um representante do Governo dos Açores.

Atualmente, os Açores possuem 38 marcas de vinho certificado, várias dezenas de produtores individuais, três zonas demarcadas, nomeadamente Biscoitos (ilha Terceira), Graciosa e Pico, e a Indicação Geográfica Protegida, para vinhos de qualidade brancos e tintos.

 Madalena Promove Gala de Encerramento da Cidade do Vinho

A Madalena acolhe a 17 de fevereiro a Gala de Encerramento da Cidade do Vinho, terminando com chave de ouro este certame, que ao longo do último ano projetou a vitivinicultura e o turismo madalenenses, de forma incontornável.

A gala, apresentada por Vasco Pernes e transmitida na RTP-Açores, contará com a atuação da Orquestra do Centro de Formação Artística e o Coro Madalena, o Ronda das Nove, subindo ainda ao palco diversos elementos de todos os grupos folclóricos do Concelho, para bailar a Chamarrita.

Exclusiva a convidados, esta gala será ainda assinalada com o lançamento do Vinho Comemorativo da Madalena, Cidade do Vinho, terminando com a entrega do testemunho à nova Cidade Europeia do Vinho 2018, Torres Vedras/ Alenquer.

Eleita a 14 de novembro de 2016 Cidade do Vinho, a Madalena acolheu ao longo do último ano uma vasta panóplia de eventos, que fizeram do Município o principal núcleo da vitivinicultura em Portugal, conquistando uma notoriedade, sem precedentes, neste setor.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO