Voto de Pentecostes – Câmara Municipal da Horta volta a cumprir tradição

0
43

A Câmara Municipal da Horta, deu início na manhã de hoje ao cumprimento do já secular voto de Pentecostes com a bênção das esmolas, que foram entregues simbolicamente a duas IPSS’S, Casa de Infância de Santo António e Santa Casa da Misericórdia da Horta e que vão ser distribuídas por dez famílias carenciadas de cada uma das 13 freguesias do concelho. 

O voto perpétuo de Pentecostes remonta a 24 de Abril de 1672, data em que eclodiu na ilha o Vulcão do Cabeço do Fogo, entre a Praia do Norte e o Capelo, tendo nessa altura a Câmara feito este voto de celebrar uma cerimónia em honra do Divino Espírito Santo no dia de Pentecostes se a erupção parasse. 

Os festejos incluem uma solene missa com sermão, procissão de ação de graças de e para o Império dos Nobres e a bênção das esmolas.

No domingo, dia 8 de junho, terá lugar o tradicional cortejo, com saída do Império dos Nobres a partir das 09h30 em direção à Igreja Matriz do Santíssimo Salvador da Horta, que inclui a coroação do presidente da CMH. 

Segundo a nota enviada às redações, no final, da missa o cortejo regressa ao Império dos Nobres onde se procederá à distribuição de pães de massa sovada pela população presente.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!