Webinar evidencia papel das novas profissões para o crescimento da economia do mar

0
41
blank

A Câmara Municipal da Horta promoveu o webinar “Potenciar a Economia Azul: O futuro das novas profissões ligadas ao mar”, numa parceria com a Escola do Mar dos Açores, o Clúster Marítimo de Canarias e o Instituto de Formación Profesional Marítimo-Pesquero de Las Palmas de Canarias.

“Esta é mais uma manifestação clara do interesse do Município da Horta em ser parceiro ativo no processo de criação de um modelo inovador de cooperação comercial e crescimento inteligente, para gerar maior valor agregado e melhorar a oferta comercial do setor náutico e portuário da Macaronésia”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Horta no início da sessão aberta a toda a população via online.

Carlos Ferreira realçou as potencialidades do oceano para a criação de emprego, inovação e investimento, destacando o potencial de crescimento da economia do mar e as vantagens competitivas que pode oferecer aliadas à transformação digital da economia e da sociedade, oriunda da interconexão de tecnologias e dados digitais.

“Neste cenário emergente, a Câmara da Horta acompanha com relevante interesse e expectativa a construção do Tecnopolo Martec, futuro centro de investigação a instalar nesta cidade da Horta, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o novo navio de investigação oceanográfico, encomendado pelo Governo Regional”.

O autarca acrescenta ainda a importância do reforço na formação de marítimos e em novos cursos pela Escola do Mar dos Açores, “fundamental para a promoção das atuais e novas profissões relacionadas com o mar e com a economia azul, campo em que emerge a necessidade da criação do Parque de Invernagem e Reparação Naval da Ilha do Faial; e os novos empreendimentos e empresas vocacionadas para esta área”, dando como exemplo a Flying Sharks, parceira desta iniciativa.

O webinar inseriu-se no Projeto BLUE-TEC MAC2/2.3D/288, um projeto cofinanciado pelo programa Intereg MAC 2014-2020, que visa promover o crescimento inteligente do turismo náutico e costeiro da Macaronésia, sob a liderança da entidade pública Puertos Canarios.
Para além dos parceiros já mencionados, a iniciativa foi moderada pelo Dr. Luís Prieto e contou a participação do Diretor Regional da Regional da Qualificação e Emprego e com a Turnaval, entidade do setor naval das Canárias.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!