Whalers’ Great Route Ultra-Trail volta ao Faial em Maio

0
85
blank

Fonte: Azores Trail Run 

Evento acontece nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2022, e conta com mais de 500 inscritos, na
sua maioria vindos de outros países. O anúncio foi feito por Mário Leal, coordenador do
Azores Trail Run®, ao início da tarde de hoje, na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde deu a
conhecer os desafios trazidos pela pandemia a esta organização que conta já com 10 anos
de experiência e eventos em 8 das 9 ilhas da Região.

Depois de dois anos em que alguns eventos Azores Trail Run® foram sendo cancelados ou
adaptados ao sabor da pandemia de Covid-19, as expectativas são de que em maio se possa retomar a prova rainha da marca nos moldes pré-pandémicos, ainda que relevando algumas medidas preventivas.
A Whalers’ Great Route Ultra-trail® conta com cinco provas (11k, 25k, 43k, 65k, 118k). Para esta edição são já esperados cerca de 600 atletas, 60% dos quais vindos de outros países.
Mário Leal destacou as dificuldades trazidas pela pandemia, salientando, no entanto, a forma como a equipa foi capaz de transformá-las em oportunidades, nomeadamente através da estreita colaboração com a marca internacional Salomon. Em 2020 foi possível realizar um evento único a nível mundial, que trouxe ao Faial a maior concentração de talentos do trail de sempre: o Golden Trail Championship. Destaque para a forte cobertura mediática da prova, já que o espaço ocupado pelo evento nos media teve um valor financeiro estimado de 5,7 milhões de euros, provando, mais uma vez, o forte potencial promocional destes eventos para a Região.
O sucesso do Golden Trail Championship fez com que a Salomon voltasse a procurar a
experiência do Azores Trail Run® em 2021, para a Grand Final das Golden Trail National Series, desta feita inserida na Triangle Adventure, prova única que permite correr em três ilhas diferentes, potenciando ao máximo o Triângulo (ilhas do Faial, Pico e São Jorge) como um destino único, direcionado para os amantes do turismo de natureza e aventura.

Para Mário Leal, é este, verdadeiramente, o objetivo dos eventos de trail running que coordena:
promover o destino Açores enquanto destino ativo de natureza todo o ano, e em todas as ilhas. “O trail running permite mostrar o que de melhor os Açores têm para oferecer, e atrair turistas que se encaixam naquilo que se pretende para um setor que pretende prestigiar a imagem de natureza intacta desta Região”, refere, destacando ainda o forte envolvimento da comunidade local nos eventos, e a sua orientação para a preservação não apenas da natureza das ilhas, mas também dos seus valores culturais e da sua riqueza histórica.
O Azores Trail Run® – Whalers’ Great Route Ultra-Trail conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e com o apoio da Câmara Municipal da Horta.