“Imaginar que, no mesmo espaço ocupado pelo próprio corpo real, existe um outro corpo
– o corpo imaginário da sua personagem, que acabou de ser criada na sua mente.”
Eis a provocação que o último workshop do Ciclo de Giz – Contingência para Acção vos lança, para a semana de 1 a 6 de novembro.
E não é coisa pouca, já que o que o experientíssimo e já nosso conhecido orientador João Miguel Mota nos propõe tem tanto de divertido como de intrincado.
Ora atentem na sedução deste workshop de Construção da Personagem:
Desenvolveremos técnicas para o trabalho de construção de uma personagem, começando pelo autoconhecimento do corpo e da voz, seguindo-se a construção, através da imaginação e da linguagem corporal.
Utilizaremos o trabalho do estudo e observação de um animal, técnica desenvolvida por Michael Chekhov, como ponto de partida para a construção de uma personagem. Ao reproduzir a fisicalidade do animal escolhido, o intérprete trabalhará com a sua imaginação e com a memória, para encontrar pistas para o desenho de uma personagem. Trabalharemos o corpo imaginário e a imagem do corpo através da imaginação criativa, ou seja, o corpo imaginário da personagem que vestirá o corpo do intérprete. Michael Chekhov definiu da seguinte maneira:“Imaginar que no mesmo espaço ocupado pelo próprio corpo real existe um outro corpo – o corpo imaginário da sua personagem, que acabou de ser criada na sua mente.” Utilizaremos, também, textos de personagens de obras teatrais, atribuindo à personagem um animal e utilizando a sua fisicalidade e comportamento para a construção dessa mesma personagem.
Inscrições até 27 de outubro, em [email protected]