A Câmara Municipal da Horta promoveu de março a maio a edição de 2023 do projeto desportivo e cultural “Faial 1 Ilha – 13 Freguesias”.
Na sessão de entrega de prémios, realizada no Polivalente de Pedro Miguel, o Presidente da Câmara Municipal da Horta realçou o maior número de participantes em 28 modalidades.
“Esta edição contou com 1671 participantes em modalidades como Sueca, Cassina, Truque, Dominó, Marralhinha, Matraquilhos, Bilro, Setas, Snooker, Ténis de mesa, Ténis de Campo, Tiro ao alvo, Tiro ao Prato, Gincana, Trail, Futebol, Futsal, Pesca Desportiva, Croquet, Golfe, Jogo do Prego, Badmington, Orientação noturna, Voleibol, Rally Paper, Jogos Wii, Damas e Ciclismo”.
Deixando uma palavra a todos os parceiros, como as Juntas de Freguesia, INATEL, Clube Automóvel do Faial e Clube de Pesca Ilha Azul, Carlos Ferreira dirigiu um agradecimento especial ao Professor João Castro, “pelo grande contributo na recuperação e preservação dos nossos jogos tradicionais, proporcionando momentos de convívio e de partilha entre a população das várias faixas etárias”.
“Numa lógica de descentralização das ações e de acesso aos bens culturais pelas comunidades”, o autarca evidenciou ainda a importância desta iniciativa “na consolidação das nossas tradições e identidade, onde se pretendeu também reavivar e inovar práticas da nossa cultura”.
Neste sentido, o Município da Horta promoveu workshops de chamarritas em todas as freguesias, com 7 grupos de folclore e de chamarritas da ilha, e foram ainda realizados outros workshop de saberes e tradições, nomeadamente arranjos e artes florais, nas freguesias da Praia no Norte, Conceição, Matriz e Capelo; massa sovada, em Pedro Miguel; costura, na freguesia das Angústias e aiúca, na Feteira, “preservando, dessa forma, a memória e o património local”, concluiu o autarca.